domingo, 24 de junho de 2012

Pinocchio - O Musical (RJ)

Foto: divulgação

Pinocchio: diverte as crianças e emociona os adultos

            “Pinocchio – O Musical” está em cartaz no teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, proporcionando às crianças e as suas famílias um espetáculo infantil de boa qualidade. O texto vem de uma adaptação de Anderson de Oliveira do clássico do italiano Carlo Collodi (1826-1890), “As aventuras de Pinocchio”, lançado em 1883, e também do filme de animação de 1940 (Walt Disney). A produção reúne um bom elenco que canta afinadamente um divertido repertório de canções de Jardel Muniz e de Luiz Lopes, com arranjos de Dalton Coelho, dançando as vibrantes coreografias de Anacleto Alves.
            A história é simples e conhecida, mas não custa lembrar. Pinocchio, assim como Eliza Doolitle (“My fair lady”), é um personagem diretamente ligado à lenda de Pigmalião e Galatéia, o escultor que se apaixona por sua obra que, pelas mãos dos deuses, ganha vida. O escultor aqui se chama Geppetto e a obra é o boneco de madeira, roupas de papel e chapéu de pão Pinocchio, que se torna um menino pela bondade da Fada Azul. O tom moralista aproxima a obra de todas as outras do gênero infantil: como tantas, essa é mais uma escrita para educar as crianças, antes de diverti-las. Não mentir, não conversar com estranhos, não faltar à escola são algumas das lições que o protagonista aprende enquanto ensina nessa obra.
            Igor Veloso (João Grilo), Fernanda Alencar (Gideão), Rodrigo Rosado (João Honesto), Nunny Passos (Fada Azul), Rafael de Castro (Gepetto / Stromboli) e Tauã Delmiro (Pinocchio) são os atores que compõem o elenco quase todo excelente. Ágeis, com ótima dicção e intenções bem claras, as interpretações chamam a atenção dos menores e também de seus familiares e amigos. Apesar da linda voz, Nunny Passos  é a única participação negativa, porque deixa dúvidas sobre sua personagem. Ironia nas falas, gestos bruscos e feições sérias abrem a possibilidade para que pensemos ser ela uma bruxa e não uma fada em que devemos confiar e gostar. Seu figurino também não lhe ajuda, uma vez que o tutu traz uma certa sensualidade desnecessária à concepção da peça como um todo.
            Com a mesma intensidade com que são meritosos os figurinos de Simone de Lima, é ruim o cenário de Luciano Heiras. Com destaques na roupa do protagonista e na dupla João Honesto e Gideão, os atores usam vestimentas cujos detalhes são visíveis e nobres. No entanto, as pesadas caixas em madeira bruta pesam o palco, porque dificultam a movimentação (sobretudo na cena de perseguição), a cidade que se vê a partir delas não justifica o uso do recurso e estão o tempo inteiro no palco de forma que não contribuem para a evolução da narrativa. Assim, não trazem nada de positivo, principalmente em relação à questão estética e, nesse caso, considera-se também a cama de Gepetto, ainda pior. Os elásticos presos na rotunda com bicos de luz pendurados também não agregam valor.
            A direção de Anderson Oliveira, com altos e baixos, recebe avaliação positiva pela energia do grupo que contagia as crianças. A história é contada em um ritmo rápido que prende a atenção das crianças e emociona o público adulto que, como Pinocchio, aprende a viver vivendo.

.
Ficha Técnica:
Texto e Direção: Anderson Oliveira
Elenco: Igor Veloso, Fernanda Alencar, Rodrigo Rosado, Nunny Passos, Rafael de Castro e Tauã Delmiro
Assistentes de Direção: Ronize Carrilho e Luciano Heiras
Figurinos: Simone de Lima
Cenário: Luciano Heiras
Musicas: Jardel Muniz e Luiz Lopes
Arranjos: Dalton Coelho
Coreografias: Anacleto Alves
Preparação Vocal: Juliana Veronezi
Iluminação: Anderson Ratto
Direção de Produção: Fabricio Chianello
Produção Executiva: Lucas Mansor
Assistente de Produção: Pedro Martins
Programação Visual: Dominos Santana
Assessoria de Imprensa: Fábio Amaral
Realização: Ymbú Entretenimento e R&A Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!