terça-feira, 21 de agosto de 2012

Paralelamente (RJ)


Foto: divulgação

A comunicação na internet vista pelo palco

            O aspecto mais interessante de “Paralelamente” é a sua total relação com a contemporaneidade. Na plateia, sabe-se que a peça não poderia ter sido nem escrita e nem produzida há vinte anos. Ou seja, ela pertence ao hoje, ao agora, a esse tempo e, talvez, ao futuro, mas com certeza não ao passado. Escrito e dirigido pela dupla Lisa E. Fávero e João Rodrigo Ostrower, a dramaturgia, positivamente não anunciada no programa da peça, vai conquistando aos poucos, se abrindo vagarosamente. Quem frui se adapta ao espaço narrativo quase como quem o produz, experiência essa que garante um sentimento de partilha, de identificação entre palco e audiência. O resultado final é um trabalho inteligente, vivo, um retrato da comunicação via internet com toda a profundidade e a sensibilidade que o tema tem e pode proporcionar.
            Uma pessoa abre uma sala de bate-papo na internet e chama alguns amigos para participar. Os atores, Cirillo Luna, Cynhtia Reis, Elio de Oliveira, Mariana Nunes e Monique Vaillé, dividem o mesmo espaço cênico (o cenário é praticamente limpo), mas estão em lugares cênicos diferentes (cada personagem está num país ou cidade ou bairro diferente), apesar de estarem juntos em um mesmo lugar narrativo (o chat). O estranhamento da linguagem narrativa (ninguém fala em chat, mas escreve o que diz) é expresso através de um gestual que foge do realismo. Os atores se vêem, mas os personagens não. Os atores estão ali, mas os personagens podem ficar ausentes. Os atores gritam, mas os personagens enchem as suas falas de caixas altas e pontos de exclamação. A relação entre o que acontece na história dessas figuras e a forma como as ações se dão a ver no palco não é direta, mas correlata e ela que faz de “Paralelamente” uma produção especial.
            Patrícia Muniz apresenta um positivo trabalho de direção de arte. O carpete nas paredes e nos móveis pesa o ambiente, mas o deixa macio, confortável, poroso. As cores nos figurinos são bem marcadas e auxiliam na evidenciação das figuras. Igualmente positiva é a iluminação de Paulo César Medeiros, que amplia o espaço em alguns momentos, mas determina pontos de atenção em outros. Roberta Repetto assina a direção de movimento, sem dúvida, um dos elementos mais positivos nesta encenação que tem ótimos trabalhos de interpretação, apesar de não haver grandes destaques, o que não deixa de ser, pela coesão, um aspecto positivo.
            “Paralelamente” faz parte do projeto “Etos Carioca”, da Cia dos Atores, uma das importantes companhias de teatro do país. O projeto apresenta, em 2012, espetáculos originários de processos de pesquisa de novas linguagens dramatúrgicas, com programação GRATUITA.

*
Ficha técnica:
Concepção, texto e direção: Lisa E. Fávero e João Rodrigo Ostrower
Atuação e colaboração: Cirillo Luna, Cynhtia Reis, Elio de Oliveira, Mariana Nunes e Monique Vaillé
Supervisão: Bel Garcia
Direção de arte: Patricia Muniz               
Iluminação: Paulo César Medeiros
Direção de movimento: Roberta Repetto
Produção: Lisa E. Fávero e João Rodrigo Ostrower
Visagismo: Kadu Borges
Programação visual: Elio de Oliveira
Assessoria de imprensa: Commente Assessoria (Mônica Hauser)
Fotos: Igor Cabral
Realização: 5 Letras, Brecha Coletivo e João Rodrigo Ostrower
Idealização: Lisa E. Fávero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!