terça-feira, 18 de setembro de 2012

O Homem Travesseiro (RJ)


Bruce Gomlevsky, Mighel Thiré e Tonico Pereira
Foto: divulgação

 O bom teatro realista

            “O Homem Travesseiro”, do irlandês Martin Mc Donagh, é um excelente texto que ganha boa montagem brasileira nas mãos de Bruce Gomlevsky. Seu mais impactante traço é a marca de contemporaneidade, porque nele há a discussão acerca da relação próxima entre ficção e realidade, uma como ponto de partida para a outra. Eis aí, com diálogos contundentes e uma estrutura dramática bastante sólida, o debate sobre o homem desse início do século XXI, justificando, pela qualidade da forma como tudo está posto os prêmios Laurence Olivier (2004) e Tony (2005) recebidos. Em cartaz no Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, está uma encenação com excelentes interpretações dos personagens protagonistas, além de integração bastante positiva dos outros elementos estéticos. Com três horas de duração bem distribuídas, o bom teatro realista, e bem feito, segue levando o seu merecido aplauso.





Sólida direção de Bruce Gomlevsky
No jogo proposto por Mac Donagh e viabilizado cenicamente pela direção delicada de Gomlevsky, estão postos, de um lado, as histórias infantis criadas por Katurian (Bruce Gomlevsky), um escritor que vive em um país fictício e simbólico da Europa central, governado por um regime totalitário, e, de outro, a vida real. A peça narra, com suspense e agilidade, os últimos momentos de vida de Katurian, que é preso e interrogado pelos perigosos detetives Tupolski (Tonico Pereira) e Ariel (Miguel Thiré), devido ao conteúdo intrigante e avassalador de seus contos e a semelhança com uma série de bizarros assassinatos infantis que ocorrem em sua cidade. Em meio ao interrogatório, o escritor descobre que seu irmão, com necessidades psicológicas especiais, Michal (Ricardo Blat), além de ser o autor dos crimes, também o incriminou. Ambos estão, assim, às vésperas de suas execuções quando Katurian tenta, a todo custo, salvar pelo menos suas histórias da destruição. De desta forma, ele quer preservar o que julga ser o bem mais precioso de sua vida, que é sua obra literária. Obra essa que se confundiu com a realidade de fatos que acabaram por levar seu autor à iminência da morte. Com mais profundidade, vilões se tornam mocinhos e mocinhos se tornam vilões no desenrolar da trama. O ritmo lento da narrativa é positivamente mantido no teatro, preservando a dúvida, mantendo a tensão.


Dentre as características de cada personagem, difícil (e pouco útil) é dizer quem está melhor em cena entre Tonico Pereira, Bruce Gomlevsky, Ricardo Blat e Miguel Thiré. As marcas que definem cada personagem, da sensibilidade do escritor, da ardilosidade do detetive, da brutalidade do policial até a débil personalidade do doente, são fortes e necessárias para centrar, na troca de diálogos, a evolução da trama. No realismo, como aqui é o caso, não há que se perder tempo no que se vê, mas focar-se no que se movimenta, ou seja, a história. No entanto, a distância entre as quatro construções citadas e as participações especiais (Glauce Guima, Ricardo Ventura, Julia Limp Lima e Gabriel Abreu) é muito grande. Ainda que nem sempre o resultado seja bastante negativo, a quebra de qualidade é visível sempre.

Com excelência, os outros elementos estéticos servem à narrativa. O desenho de iluminação de Luiz Paulo Nenen e de Thiago Mantovani no cenário de Marcos Flaksman produz um resultado visual bastante positivo. Quando o figurino de Rita Murtinho foge do monocromático tom terra, tem aí os seus melhores momentos. A trilha sonora original de Borut Krzsnik, ainda que menos discreta do que poderia ser, é muito boa, auxiliando a encenação.

Nas palavras do diretor, “O Homem Travesseiro” se trata de um texto que, com sua combinação de humor e violência, aborda temas importantes como o abuso de poder, a intolerância, os limites (por vezes tênues) entre ficção e realidade, o ilimitado poder transformador da arte, a crueldade nas relações familiares e interpessoais, de uma forma que poderá “tocar profundamente o espectador, nas raízes de sua humanidade””. Concordo.

*

FICHA TÉCNICA

Texto: Martin Mc Donagh
Direção: Bruce Gomlevsky
Tradução: Ricardo Ventura

Elenco / Personagens:
Tonico Pereira / Tupolski
Bruce Gomlevsky / Katurian
Ricardo Blat / Michal
Miguel Thiré / Ariel
Ricardo Ventura / Pai
Glauce Guima / Mãe

Cenário: Marcos Flaksman                            
Luz: Luiz Paulo Nenen
Figurino: Rita Murtinho
Trilha Sonora Original: Borut Krzisnik
Design Gráfico: Redondo Design                
Direção de Produção: Carlos Grun
Produção: BG Artentretenimento
Realização: Cia Teatro Esplendor
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação - João Pontes e Stella Stephany