segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Domésticas (RJ)

Foto: divulgação

Simples na forma e no conteúdo, uma ótima produção


            O que é mais encantador no espetáculo “Domésticas” é a simplicidade com que na forma o conteúdo é expresso. São nada mais que cinco atores (Ana Paula Sant’Anna, Cacau Protasio, Ticiana Passos, Alexandre Lino e Hossen Minussi), sentados sobre uma nuvem de uniformes de domésticas, intercalando trechos de depoimentos reais colhidos no fim dos anos noventa entre empregadas domésticas. O resultado virou um espetáculo teatral em 1998 e, depois, um filme com a assinatura de Fernando Meirelles. Agora, pela primeira vez no Rio de Janeiro, a produção com direção de Bianca Byington cumpriu feliz temporada no Teatro do Sesi e está pronta para ganhar o resto do país. 

Não há movimentação, não há ação dramática. O personagem “empregada doméstica” se multiplica em diversas pessoas, com nomes, histórias, lembranças, sonhos e conformismos diferentes. No palco, está a delícia da retórica, o ato de bem dizer um texto, utilizando apenas a voz, os movimentos faciais, as mãos, as reações. O trabalho de interpretação está na ação do bem dizer mesmo quando se cala. O teatro em “Domésticas” é tão simples quanto sua história, suas personagens, seu tema: dar voz a quem é pouco ouvido, dar luz a quem vive nas sombras, aplaudir quem merece aplausos mais seguidos e em casa mesmo. 

É provável que o destaque principal do elenco seja Cacau Protásio em função do sucesso recente de sua personagem, a empregada Zezé, na novela “Avenida Brasil”. Nota-se, no entanto, a minuciosidade dos seus olhares, a forma como reage ao que os outros dizem, o jeito como “do pouco, essa atriz faz muito”, o que nos permite pensar que, no grupo, ela chama a atenção indiferente de seu trabalho na televisão. Ticiana Passos (substituindo Daniela Fontan), Alexandre Lino e Ana Paula Sant`Ana também apresentam bons trabalhos, embora com um pouco menos de exploração das nuances, mas garantindo um ótimo resultado no todo. Por algum motivo, coube a Hossein Minussi os personagens com textos mais pesados, com pontos de vista mais amargos sobre a vida. Sem deixar ver ironia, suas participações destoam dos demais o que não é de todo ruim, uma vez que, além do riso, a proposta é despertar maior reflexão. O humor negro deste “documentário cênico” está no fato de que o que é dito é apenas representado, isto é, são depoimentos reais, vidas que existem além da narrativa e que sobrevivem hoje através da arte a partir do recorte dramatúrgico feito por Renata Melo e por José Rubens Siqueira. Ouvir as vozes reais nos pequenos intervalos entre-cenas lembra o público sobre essa questão fundamental: interrompendo a catarse e produzindo o distanciamento, “Domésticas” bem entretêm e, sobretudo, faz pensar. 

A direção de Bianca Byington, na orquestração das interpretações, e na estruturação dos figurinos simples e belos de Kika Lopes, do cenário da Espetacular! Produções e Artes (Ney Madeira, Dani Vidal e Pati Faedo) da trilha sonora de Alexandre Elias e da iluminação de Maneco Quinderé, é positiva porque arregimenta os elementos de forma linear e boa. (Geralmente, um ritmo narrativo linear é um péssimo defeito de uma obra. Identificar como positivo esse aspecto aqui é prova de não há fórmulas prontas quando o assunto é teatro.) Como resultado final, está uma homenagem ao ser humano na riqueza de suas diferenças e na distância de suas concorrências. 

(...) “Missão de planta é embelezar e de pedra é ficar parada. Agora missão de gente é mais importante. Minha missão é ser doméstica.” (...) 

*

FICHA TÉCNICA

Direção: Bianca Byington
Argumento: Renata Melo
Texto: Renata Melo e José Rubens Siqueira
Elenco: Ana Paula Sant’Anna, Cacau Protasio, Ticiana Passos/Daniela Fontan, Alexandre Lino e Hossen Minussi
Assistente de Direção: Flavio Pardal
Diretor Musical: Alexandre Elias
Iluminação: Maneco Quinderé
Cenário: Espetacular Produções e Artes – Ney Madeira/Dani Vidal/ Pati Faedo
Figurinista: Kika Lopes
Preparação corporal: Giselda Fernandes
Preparador Vocal: Marcelo Nogueira
Direção de Produção: Alexandre Lino e Ana Paula Sant’Anna
Produção Executiva: Andrea Guerra Maio
Assistente de Produção: Denise Lima e Caroline Carvalho
Estagiário de Produção: Vinicius Lucena
Design Gráfico: Guilherme Lopes Moura
Fotógrafo: Mônica Oliveira
Visagismo: Sandra Moscatelly
Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti
Assistente de Assessoria de Imprensa: Bruna Amorim
Assessoria Jurídica: André Siqueira
Coordenação e Idealização do Projeto: Alexandre Lino e Marcelo Nogueira
Realização: CINE TEATRO PRODUÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!