segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Comício Gargalhada (RJ)

Rodrigo Sant`Anna interpreta personagens
conhecidos e desconhecidos do grande público
Foto: divulgação

O humor brasileiro está vivo

Rodrigo Sant`Anna está ótimo em “Comício Gargalhada”, provando que o humor brasileiro não se foi com Chico Anysio. O espetáculo, um show de stand up comedy, trata da apresentação dos diversos personagens, todos pedindo os votos do público para uma suposta eleição. Explicando o título, a candidatura é o mote que os une em suas diferenças. Nelas consiste o talento do comediante, que ficou conhecido por suas participações no programa Zorra Total da Rede Globo. 

Adelaide, mais conhecida como “Cinquenta Centarro”, é a primeira personagem que surge, vinda do público. É uma mendiga que pede dinheiro e votos para o público, contando a sua história. Ao longo da apresentação surgem outras figuras, como Vanderley das Almas (um paranormal que sente o espírito das personagens de novelas já falecidas), Sara Menininha ( uma cantora de axé), Juarez ( um frango de padaria), o Homossexual Obeso, além de Adimilson e Valéria, esses dois últimos já bastante conhecidos. As piadas, sem positivamente um exagero apelativo, o que seria ruim, exibem uma intensa pesquisa no universo popular principalmente no subúrbio carioca. No texto de cada personagem, está visível as mazelas da cultura brasileira: o preconceito, a valorização do sexo, o machismo, a corrupção. Os quadros são rápidos, de forma que o ritmo se mantém ágil e vibrante. 

Bem dirigido por Thalita Carauta, “Comício Gargalhada” é uma produção simples. Não há cenário e os figurinos são, em sua maioria, vestidos diante do público mesmo (o ator conta com a ajuda de um contrarregra, seu pai). Nos intervalos entre quadros, Rodrigo Sant`Anna conversa com o público contando detalhes de sua vida, de seu passado, da convivência familiar, de sua intimidade. O resultado é que o espectador percebe em cada construção uma motivação que pertence, ou talvez pertença, ao universo particular do intérprete. 

Com excelente uso da voz e do corpo, Rodrigo Sant`Anna apresenta boas pausas, ótima entonação, carisma e faz profícuo diálogo com o público. Em cartaz no Theatro Net Rio, a peça é um bom programa para o riso despretensioso, fácil e não menos valoroso. 


*

FICHA TÉCNICA

Texto e Interpretação: Rodrigo Sant’Anna

Direção: Thalita Carauta

Um comentário:

  1. Excelente texto, descreve com maestria o trabalho maravilhoso do ator. Show super recomendado! Caroline - Porto Alegre

    ResponderExcluir

Bem-vindo!