quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Repetitión (RJ)

Roger Gobeth, Tatianna Trinxet e Alexandre Varella
encenam comédia divertida de Flávio de Souza
Foto: Antônio Garcia

Divertida homenagem aos atores e ao teatro

“Repetitión” é uma ótima comédia encenada por Alexandre Varella, Tatianna Trinxet e por Roger Gobeth e dirigida por Walter Lima Jr. Com dramaturgia de Flávio de Souza, já sucesso na temporada paulista de 1994 e na carioca de 2001, o texto está em cartaz na Sala Multiuso do Espaço SESC Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Com ótimas interpretações, além de uma narrativa muito bem desenvolvida, a peça vale a pena ser vista pelo ritmo sempre ágil com que a direção leva a cabo a proposta. Divertimento de alta qualidade. 

“Repetitión” quer dizer “ensaio” em francês. No palco, três atores, Dinho (Gobeth), Laura ( Trinxet) e Luis ( Varella), ensaiam uma peça dirigida pelo primeiro. Dinho e Laura são um casal que vivencia o desafio de trabalharem juntos. Luis, o amigo do marido, acompanha constrangido as interrupções no ensaio, ora sendo o “ombro amigo” para um, ora para outro. Para o público, o interessante é identificar o jogo entre a peça e a peça dentro da peça, evidenciar as marcas que dividem uma da outra, tentar adivinhar o desfecho. Walter Lima Jr. conduz a narrativa com elementos bastante simples, explorando bem a profundidade do palco da Sala Multiuso, fazendo com que a sensação onírica de ficção dentro da ficção ganhe contornos admiráveis. Flávio de Souza, a cada nova cena, introduz algo novo, atualizando a peripécia aristotélica com a agilidade contemporânea. Os atores, por seu turno, tornam as concepções em concretude cênica, dando-se a ver ao público enquanto manifestam o texto e a direção. 

Está claro que é um conjunto muito bem afinado e, por isso, não há destaques. Fernanda Mantovani (luz), Elisa Faulhaber (figurino) e Ronald Teixeira (cenário) participam da montagem oferecendo o oxigênio de que esse ritmo fluente necessita positivamente. O diretor pincela ainda a obra com boa direção musical. 

“Repetitión” se utiliza, sim, do tema “relacionamentos” para homenagear o teatro. A direção faz da obra um motivo para entreter o público carioca mais exigente. Ambos conseguem. 


*

FICHA TÉCNICA:
Texto: Flávio de Souza
Direção: Walter Lima Jr.

Elenco: Roger Gobeth, Tatianna Trinxet e Alexandre Varella

Direção de movimento: Patrícia Carvalho-Oliveira
Cenário: César Marques
Figurinos: Sol Azulay
Desenho de luz: Fernanda Mantovani
Arte gráfica: Thiago Ristow
Produção executiva: Júnior Godim
Direção de produção: Tatianna Trinxet
Realização ESPAÇO MOVE ENTRETENIMENTO LTDA

Um comentário:

  1. Esse texto é de um americano e se chama no original: Just in Time.
    Fiquei estarrecido ao ver um espetáculo plagiado Tão descaradamente.

    ResponderExcluir

Bem-vindo!