sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

História de Nós 2 (RJ)

Alexandra Richter e Ernesto Piccolo
brilham em comédia escrita por Lícia Manzo
Foto: divulgação

Cheia de Méritos


            “História de Nós 2” surpreende positivamente. Quem vai assistir a uma peça com esse título já deve ter percebido que vai ver uma comédia romântica, com tons de autoajuda e cenas intermináveis de discussões de relacionamento. A surpresa de Lícia Manzo, autora do texto, está em sugerir de forma inteligente e profunda (dentro das possibilidades do gênero) que um dos motivos para a crise é o difícil equilíbrio entre as múltiplas personalidades que cada um assume nos diversos discursos em que nos encontramos ao longo do dia a dia. Em cena, Alexandra Richter e Ernesto Piccolo apresentam excelentes trabalhos de interpretação no espetáculo bastante bem dirigido pelo segundo. Em cartaz há quatro anos, em diversos teatros pela cidade, e antes de seguir viagem pelo país, o espetáculo se apresentou na Mostra de Teatro Panorama Petrobrás Distribuidora de Cultura, que, até 29 de maio, apresentará 17 espetáculos a preços populares no Teatro Sesc Ginástico, às quartas-feiras, às 19h. 

Edu e Lena estão se separando. Enquanto reorganizam o próprio dia (que parece ficar bem maior logo após a separação), refletem com o público sobre os anos divididos em casal. O início, o fim do início, o início do meio, o fim do meio e o começo do fim são os atos dessa comédia engraçada com a qual o público rapidamente se identifica não importando a orientação sexual. Qualquer um que foi casado (na igreja ou não, com contrato ou não) sabe do que está se falando. Piccolo “fala” de forma muito inteligente através da movimentação dos atores do palco, que, por sua vez, se utilizam do espaço cênico com segurança, desenvoltura, excelente ritmo e principalmente grande carisma. É difícil tomar partido por um dos personagens, mesmo que, em determinados momentos, torça-se mais por um do que por outro. Richter e Piccolo estão em total sintonia, acessíveis, vivos na história que se revela facilmente aos olhos da plateia. 

A racionalidade de um versus a emotividade do outro ora equilibra a convivência, ora prenuncia a separação. A mulher vira dona de casa, vira mãe, vira trabalhadora. O homem vira um jovem senhor casado, sente saudades de ser jovem, vira pai, vira um profissional comprometido. Múltiplos personagens em um só, o jogo de “História de Nós 2” explora as marcas contextuais que exigem do homem e da mulher a mudança da própria identidade para atender às condições do momento e é aí que que o caos dá lugar profícuo para uma das perguntas mais interessantes à humanidade: “quem sou eu?”. 

Tempos de comédia bem usados, emoções dosadas, gags testadas, movimento cênico ágil e narrativa positivamente crescente, mas, esforçando-se, para fugir do óbvio, a produção tem bom cenário (Clívia Cohen), bom figurino (Cao Albuquerque) e boa iluminação (Maneco Quinderé), que, discretos, são também elementos responsáveis pelo excelente ritmo. Há também bom uso da trilha sonora (Rodrigo Penna) e de projeções em vídeo. 

Dentro ainda da programação da Mostra Panorama, duas peças infantis serão apresentadas (gratuitamente) no Sesc Tijuca. Todos os espetáculos contarão com a tradução para a linguagem de sinais - LIBRAS. O desejo é de que os demais espetáculos participantes sejam, dentro de suas propostas, tão cheios de mérito quanto é “História de Nós 2”. 

*

FICHA TÉCNICA

Autor: Licia Manzo
Direção: Ernesto Piccolo

Elenco: Alexandra Richter e Ernesto Piccolo

Assistente de direção: Neuza Caribe
Cenografia: Clívia Cohen
Figurino: Cao Albuquerque
Direção de movimento: Márcia Rubin
Trilha sonora: Rodrigo Penna
Iluminação: Maneco Quinderé
Fotografia: Dalton Valério
Programador visual: Zé Luiz Fonseca e Luciano Costa
Produção executiva: Helber Santa Rita
Coordenação de produção: Elisa Padilha
Diretor de produção: Gustavo Nunes
Produção: Turbilhão de Idéias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!