quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A vida nova de Laura (RJ)

Neuza Rodrigues e Ana Paula Novellino
Foto: Helmut Hossmann

Para o riso simples

“A vida nova de Laura” é uma comédia de costumes, cujo tema central gira em torno dos relacionamentos amorosos da personagem título. Na situação inicial, ela morreu e, no além, se torna participante de uma espécie de programa de televisão em que os telespectadores votam para decidir sobre para onde deve ir “convidada”. Antes do “julgamento”, Laura conta a sua vida e é a partir dessa narrativa que o resultado virá. Escrito por Neuza Rodrigues e dirigido por Ivan Fernandes, o espetáculo está em cartaz no Teatro Cândido Mendes, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro. 

A estrutura simples da dramaturgia encontra eco nas piadas que também clamam por um humor bastante comum. Laura (Neuza Rodrigues), com medo de ficar para “titia”, se envolve com homens casados e com fetiches estranhos, solteiros e com hábitos excêntricos, enrolados e com valores afetivos poligâmicos. Construídos a partir dessas tipologias, os personagens são estereótipos superficiais que bem dizem respeito à proposta da peça. De fato, para a narrativa correr bem, não é possível construções muito profundas. O riso pode vir fácil em quem se identifica com as situações cômicas em que se envolve a personagem. 

De um modo geral, as interpretações são boas, com destaque para Ana Paula Novellino que melhor aproveita o ritmo da comédia. Rodrigues, Gustavo Maranhão e Marcelo Dias atendem aos objetivos, criando bons momentos na encenação com o pouco que a estrutura narrativa lhe proporciona. Os figurinos e os adereços cênicos são bastante simples. Não há cenário e a trilha sonora é retirada de filmes, o que expressa a simplicidade da produção e também sua pobreza em termos estéticos. 

O fechamento da trama é paupérrimo enquanto dramaturgia, optando por um caminho já gasto muitas vezes. No entanto, a última cena é, também, o melhor momento de “A vida nova de Laura”. A surpresa revela não uma decisão, mas uma possibilidade que se abre para se viver o amor.

*

FICHA TÉCNICA
Texto - Neuza Rodrigues
Direção - Ivan Fernandes
Elenco - Ana Paula Novellino, Gustavo Maranhão, Marcelo Dias, Neuza Rodrigues
Direção de movimento - Duda Maia
Assistente de direção - Michele Capri
Figurino - Andrea Gaspar
Cenografia - Marcelo Dias
Operador de Som - Christian Dias
Iluminação - Ericeira Jr.
Operadores de luz - Cristiano Gonçalves e Jorge Bastos
Trilha sonora - Rafael Sperling
Assessoria de Comunicação - Lyvia Rodrigues
Produção - Cecília Vaz
Fotos: Helmut Hossmann
Realização - Neuza Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!