segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O confuso e misterioso roubo das vírgulas (RJ)

Zeca Richa, Júlia Mendes e Mário Terra protagonizam
peça dirigida por Pedro Emanuel
Foto: divulgação

Teatro infantil é para todos!

“O confuso e misterioso roubo das vírgulas” é um espetáculo divertido destinado às crianças que habitam as crianças e também aquelas que moram dentro dos adultos. O sítio da vovó, lugar também chamado de Camelot, Passárgada, Xangrilá ou por qualquer outro nome paradisíaco, é lugar onde as árvores frutíferas estão sempre carregadas, os bolos quentinhos e as camas macias. Lá Joãozinho (Zeca Richa), Fabiana (Júlia Mendes) e Pedroca (Mário Terra) se envolvem em aventuras, se descobrem, vivem os melhores dias de sua infância. No texto original de Iuri Kruschewsky, com direção e dramaturgia de Pedro Emanuel, as crianças precisam resolver o caso do desaparecimento das vírgulas da cidade, fato que causa nos moradores muito constrangimento na leitura de tudo o que é escrito. Em cena, na temporada do teatro do Centro Cultural da Justiça Federal, música, cenas engraçadas, aventura e, principalmente, a valorização da boa escrita fazem dessa peça uma ótima programação. 

Por estar gripado, Joãozinho não pode sair de casa. A circunstância lhe traz a saudade de Fabi, a vizinha inteligente e bonita que estranhamente também não lhe vem visitar. Intrigado, o garoto resolve escrever uma cartinha para a amiga e dá ao Pedroca, mais novo que ambos, a missão de ir entregar a missiva. Essa, porém, chega até ao seu destinatário com praticamente outro texto. O sumiço das vírgulas no caminho mudou o sentido das palavras de Joãozinho e fez da carta uma ofensa. É preciso investigar o mistério que se alastra pela cidade, modificando receitas de bolo, alterando os valores das contas a pagar, causando alvoroço por todo o lado. 

Contada de forma ágil, a história acontece em cena quase que ao natural. O cenário de Carlos Augusto Campos providenciou um interessante espaço ao fundo sem comprometer a frente, permitindo a Pedro Emanuel dar a ver uma narrativa fluída. O todo visual, de que também participam a concepção de figurino de Tiago Ribeiro e o desenho de luz de João Gioia, é alegre, icônico, autorreferente, o que garante boa audiência para todas as idades. Os trabalhos de interpretação de Zeca Richa (Joãozinho), Júlia Mendes (Fabiana) e Pedro Casarin (Vovó) se destacam, ao lado dos músicos Mário Terra e Eduardo Parreira, esses também com boas participações. O texto é bem dito, as expressões são claras, as canções bem interpretadas e os movimentos bastante precisos. 

“O confuso e misterioso roubo das vírgulas” é divertimento para todos. 

*

Ficha técnica:
Elenco: Eduardo Parreira, Julia Mendes, Mario Terra, Pedro Casarin e Zeca Richa.
Dramaturgia e direcao - Pedro Emanuel
Texto original: Iuri Kruschewsky
Iluminação: João Gioia
Cenário : Carlos Augusto Campos
Figurino: Tiago Ribeiro
Adereços: Waleska Laine
Letras e melodias: cia em obra
Iluminadora assistente: Ana Luzia de Simoni
Costureira: Linda Carvalho
Contrarregra: João Batista da Silva
Montagem cenotécnica: Articulação Cenográfica
Direção musical: Jonas Hammar
Fotos: Ícaro Salek
Assessoria de imprensa – André Gomes
Programação visual: ZR Mosaico
Produção executiva: Luísa Barros
Realização: Cia em Obra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!