segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Um natal para dois (RJ)

Gottsha (Eva) e Tadeu Aguiar (Téo) em cena
Foto: divulgação

Sem pretensões, um bom espetáculo

“Um natal para dois” cumpre o que promete e, por isso, é bom. Escrita por Arthur Xexéo e dirigida por Jacqueline Laurence, a peça é uma comédia romântica musical com canções clássicas do repertório natalino. Nada além – e isso não faz desse espetáculo nem um pouco menor. Em cartaz no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, o público se diverte, cantando com os atores as músicas mais conhecidas e sai descobrindo novas canções. Bom divertimento.

Téo e Eva (Tadeu Aguiar e Gottsha) se conheceram em um dia de natal e viveram juntos durante dez anos. Numa outra noite de natal, Téo deixou uma carta para Eva, terminando a relação, condenando a ex-namorada a odiar a data para sempre. Ele é produtor musical e ela uma cantora famosa. Cinco anos após o fim, encontram-se pela primeira vez para ensaiar um espetáculo sobre natal, contrato esse que ela só assinou porque não sabia que ele seria o diretor. Os ensaios, então, são recheados de lembranças do passado, a parte boa e a parte ruim, da história vivida entre os dois, entrecortadas por canções que farão parte do show que ambos constroem, além de suas opiniões sobre essas músicas. Como qualquer comédia romântica, o final está decretado: todos nós sabemos que os dois ficarão juntos no final. O ponto positivo está visto no carisma da dupla de intérpretes. Graças a ele, vemos despertada a torcida na audiência, esse também um mérito da direção, para que os dois reatem no final. Esse é o desafio, aqui vencido, de toda a comédia romântica que quer ser boa.

Tudo é simples em “Um natal para dois”. Não há uma grande história, o cenário da Estamos Aqui é realista e com detalhes bem postos, os figurinos de Paulo Zyngier – LIX valorizam os personagens e seus intérpretes, a iluminação de Anderson Schinaider acompanha bem os quadros da narrativa e a direção musical de Liliane Secco situa as canções em um lugar que é qualificado sem parecer histriônico, o que nos convida a cantar junto. Em se tratando de natal, uma festa familiar, o gesto de “não dar trabalho para o público” é positivo. Nesse espetáculo, tudo está ao alcance do espectador sem entraves, sem complexidade, envolto em uma doce superficialidade.

De todos, o ponto mais positivo de “Um natal para dois” é o repertório. Quem for assistir esperando ouvir canções célebres dos corais religiosos, irá ouvir apenas “Adeste Fideles” ser tocada na troca de cenas. Uma vez que, na narrativa, temos dois artistas discutindo uma relação de dez anos findada há cinco, cair nos óbvios hinos natalinos seria fatal. Ao contrário, há um excelente investimento nas composições laicas, que agradam a todos independente do credo. “Tão bom que foi o natal”, de Chico Buarque, é um ótimo exemplo.

Sem pretensões, eis aí um espetáculo que agrada ao grande público. Parabéns!

*

Ficha técnica:

Um musical de Artur Xexéo
Com Gottsha e Tadeu Aguiar
Direção: Jacqueline Laurence
Direção musical: Liliane Secco
Assistência de direção: Flávia Rinaldi
Músicos: Liliane Secco (teclado), Carlos Henrique (bateria) e Tássio Ramos (baixo).
Som: Fernando Fortes
Luz: Anderson Schinaider
Vídeos: Paulo Severo
Cenário: Estamos Aqui
Design gráfico: Cláudia Xavier
Assessoria de imprensa: Meise Halabi
Coordenação de produção: Norma Thiré
Produção: Eduardo Bakr e Tadeu Aguiar – Estamos Aqui Produções Artísticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!