segunda-feira, 24 de março de 2014

Os músicos de Bremen (RJ)

Anderson Oliveira em trabalho cheio de méritos
Foto: divulgação
Um ótimo espetáculo para toda a família

“Os músicos de Bremen” é a versão de Anderson Oliveira para o célebre conto dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm. Coberto de méritos, o espetáculo diverte o público de todas as idades, mas principalmente a plateia adulta que, além de se divertir com a peça, se diverte com as crianças que se divertem com a peça, lotando o Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, zona sul do Rio de Janeiro. Em cena, o elenco de atores/cantores, os músicos e o artista circense são responsáveis por uma produção de alta qualidade.

Publicado em 1812, o conto simboliza que a união dos mais fracos garante a vitória dos mais fortes. Na história original, um burro, um cachorro, um gato e uma galinha espantam um grupo de ladrões e vivem felizes para sempre em uma casa confortável. Na adaptação de Oliveira, a história acontece no interior de Minas Gerais na primeira parte do século XX. Cansados de tanto trabalhar sem receber nem mesmo bom trato (quanto menos um salário) dois Empregados (Erick Rizental Leandro Amado) e  e uma Cozinheira (Juliana Veronezi) fogem de uma fazenda de um Barão (André Rayol). Triste por viver confinada em casa, a Filha do Barão (Talita Monteiro) resolve fugir também. Os quatro formam um grupo mambembe que se apresenta nas ruas das cidades por onde passa, mas seus negócios vão mal até que uma Mulher aparece (Ronize Carrilho). Essa personagem irá, primeiro, criar um espetáculo que “fará” dinheiro, trazendo sucesso ao conjunto. Depois, porém, participará da história de outro modo. O mais interessante da dramaturgia de Oliveira é que, diferente do que acontece no romantismo fantástico de dos Grimm, os personagens são vistos a partir de uma certa dose de complexidade que, ainda que não distancie a peça do público infantil, situa a narrativa em um lugar um tanto quanto mais nobre.

A trilha sonora de “Os músicos de Bremen” é feita a partir de canções conhecidas do público, compostas e amplamente divulgadas antes dessa adaptação. O resultado é positivo, também pela qualidade vocal e musical dos artistas que interpretam as músicas ao vivo em cena), porque o público tem como participar da peça, cantando junto as canções que conhece. Se a história é conhecida, a ordem das canções não o é e. Assim, a surpresa vem mesmo em narrativa tantas vezes batida. São bastante felizes os arranjos e a direção musical de Dalton Coelho nesse sentido, bem como o trabalho dos músicos Tchello Andrade, Anderson Oliveira e Mário Sampaio.

O cenário de Francisco Costa e o figurino de Anderson Oliveira reforça o romantismo do texto original, apresentando um resultado limpo, idealizado e semanticamente valoroso. A fachada da casa da fazenda, a carroça, os figurinos ricos em detalhes constroem bem esse lugar maravilhoso onde vivem (sofrem, são felizes, pelo qual lutam, do qual fogem, etc...) esses personagens. Há apenas dois senões: um que prejudica a verossimilhança (base na qual se apoia o romantismo) e um que atrapalha a encenação. Quanto ao primeiro, o Barão não pode prender a empregada em um galinheiro sem portão. Sobre o segundo, há que se dizer que as botas e os sapatos de sola lisa não possibilitam a segurança necessária aos atores que se movimentam no palco escorregadio.

Sem destaques, “Os músicos de Bremen” é um espetáculo que representa a pujança de uma equipe talentosa e bem dirigida. Eis aqui um ótimo espetáculo para toda a família. 

*

Ficha Técnica:
Texto e Direção: Anderson Oliveira
Arranjos e Direção Musical: Dalton Coelho
Codireção Musical: Juliana Veronezi
Elenco: Erick Rizental, Talita Monteiro, Leandro Amado, Juliana Veronezi, André Rayol, Ronize Carrilho, Tchello Andrade, Anderson Oliveira e Mário Sampaio
Artista circense: Edivaldo Silveira da Silva
Figurinos: Anderson Oliveira
Cenário: Francisco Costa
Iluminação: Vlad Russo
Programação Visual: Ingrid Carrielo
Produção Executiva: Fernanda Milfont
Produção e Realização: R&A Produções e Vero Soluções Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!