terça-feira, 1 de abril de 2014

Cora e Adélia – receita de poesia em um dedo de prosa (RJ)

Sônia de Paula e Nica Bonfim em cena
Foto: divulgação

Uma leitura espetacular

A coisa mais deliciosa do espetáculo “Cora e Adélia – receita de poesia em um dedo de prosa” é a honestidade. Ao se assumir como uma leitura dramática, o espetáculo transpira teatro naturalmente. O espectador só espera ver duas atrizes lendo poemas de Cora Coralina (1889-1985) e de Adélia Prado (1935). Porém, além de sair com isso, leva no coração muito mais. E esse é o maior mérito dessa produção que agora está em cartaz no Centro Cultural dos Correios, no centro do Rio.

Sônia de Paula e Nica Bomfim interpretam duas professoras já donas de casa em tempo integral, mulheres apaixonadas por poesia e pelos hábitos da vida simples. Quando uma visita a outra, decidem improvisar um mini sarau em que apenas as duas são convidadas. Nele, lerão trechos de poemas de suas autoras favoritas. O encontro se dá na casa de uma delas: a mesa de escrever, cadeiras, fogão e janela. No belíssimo cenário, o signo da janela, lugar de onde se vê o mundo que passa lá fora, explora o bucolismo que climatiza os textos lidos, o feminimo e o íntimo. Em mundo de rebeliões, golpes e manifestações, a literatura de Cora Coralina e de Adelia Prado venceu  perdeu o risco do desvínculo com a história, mantendo seu lugar na contemporaneidade ao voltar-se para dentro, para o lar, para a família. Ao deixar claro que a verdadeira revolução acontece no interior do ser humano, a dramaturgia de Jackson Costa merece elogios pela cuidadosa escolha dos trechos e por sua localização na narrativa.

A direção de Rafaela Amado não estava pronta na sessão de estreia. Nica Bomfim (que lê Adélia) olha para Sônia de Paula (Cora), deixando claro para o público que é a vez da outra falar. O jogo não é compartilhado por Sônia, que não faz o mesmo à Nica e, por isso, é negativo. Além disso, Sônia mantém um tom regular, começando todas as falas com muita força, essa que diminui ao longo do verso no falar da intérprete. O resultado é a sensação de que o ritmo foi eleito antes do texto ao invés de vir através dele. Positivamente, destacam-se a movimentação das atrizes no espaço cênico, pois o trabalho mostra acreditar em si mesmo e em sua potência, enfrentando com coragem o desafio de manter as duas intérpretes sentadas em boa parte do tempo. Com isso, a exemplo da literatura, o teatro parece querer também valorizar a calma, os encontros, o momento presente.

“Cora e Adélia – receita de poesia em um dedo de prosa” tem ainda excelente trilha sonora assinada por Marcelo Alonso Neves. O elemento parece unir as duas personagens em um amálgama natural que surge a partir dos lugares poéticos que Cora Coralina e Adélia Prado dividiram e o qual compartilham com o público. A antessala do lugar onde a peça se apresenta prepara o público para o universo do espetáculo igualmente de forma rica e apropriada. O espetáculo, em sua simplicidade assumida, disfarça uma estrutura complexa que é coesa e coerente, firme e bem articulada. Além de delicado e doce. Viva!

*

Ficha técnica:
Idealização: SÔNIA DE PAULA
Autoras dos poemas: CORA CORALINA e ADÉLIA PRADO
Texto Original: JACKSON COSTA
Atrizes: SÔNIA DE PAULA e NICA BOMFIM
Direção: RAFAELA AMADO
Pesquisa e Seleção de textos: RAFAELA AMADO e JACKSON COSTA
Cenografia e Figurino: ESPETACULAR PRODUÇÕES & ARTES – NEY MADEIRA, DANI VIDAL e PATI FAEDO
Ambientação da Sala de Leitura: MARCELO AOUILA 
Iluminação: LUIZ PAULO NENEN
Direção Musical e Música Original: MARCELO ALONSO NEVES
Musicista: GRASIELA MÜLLER
Intérprete de LIBRAS: SIMONE MODESTO
Operação de Luz: GENILSON BARBOSA
Cabeleireiro: RICARDO SOUZA
Maquiagem: RAY 
Projeto Gráfico: ESSESGAROTO AOUILA
Fotos divulgação: GIÚLIA OLIVEIRA
Fotos de cena: ROGÉRIO BELÓRIO
Registro videográfico: ANDERSON FERNANDES PINTO
Tradução dos textos para o Inglês: FÁBIO BERROGAIN
Assessoria de Imprensa: KASSU PRODUÇÕES
Assistente de cenografia e figurino: BRUMA NATTRODT
Costura de figurino e cenário: ATELIER 3 MENINAS
Cenotécnica: ANDRÉ SALLES & EQUIPE
Pintura de Arte e adereços de cena: MARCELA FAUTH
Assistentes de Produção: LOURDES BARROS, JONAS VENÂNCIO e LUIZ PAULO ROSÁRIO Contador: MARCOS AURÉLIO DOS SANTOS ROSSI
Assessoria Jurídica: MAS ROSSI ASSESSORIA
Produção Executiva: SIMONE VIDAL
Coordenação e Direção de Produção: MARCELO AOUILA
Produção: ASSOCIAÇÃO CULTURAL SOMAR IDEIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!