quarta-feira, 28 de maio de 2014

Palavra de mulher (RJ)

Tania Alves, Lucinha Lins e Virgínia Rosa
Foto: João Caldas

Mais uma ótima homenagem aos 70 anos de Chico Buarque

“Palavra de mulher” é uma dissertação musical sobre a mulher a partir de canções de Chico Buarque. O resultado é bastante meritoso. A ausência de história que caracteriza uma narrativa é compensada pela beleza da forma como as músicas são interpretadas por Virgínia Rosa, Tania Alves e por Lucinha Lins, todas elas, pessoalmente, ligadas de alguma forma ao trabalho do compositor. Com texto e direção de Fernando Cardoso, o espetáculo ajuda a celebrar os 70 anos de Chico, sendo mais uma excelente em cartaz no Teatro Maison de France no centro do Rio.

As 26 canções de Chico Buarque escolhidas e ordenadas para participarem de “Palavra de mulher” versam sobre facetas diferentes da mulher que bem podem ser lidas por qualquer ser humano indiferente do gênero. Nesse sentido, o espetáculo, ainda que situe a dramaturgia no universo feminino da antessala de um cabaret, atinge o aspecto íntimo que todos conhecem porque todos o têm. O cenário não é um quarto onde essas mulheres recebem homens, mas um lugar onde elas se encontram consigo próprias antes ou depois dos encontros com o mundo lá fora. Porque todos temos muitos dentro de nós, o fato dessas figuras sem nome pairarem como elementos argumentativos dessa dissertação se apresenta como uma interessante qualidade da produção frente à dramaturgia comum, essa que é geralmente através de personagens e de tramas. Ponto para Fernando Cardoso!

Em determinado momento, Tania Alves e Lucinha Lins contam para o público algo especial sobre suas histórias particulares com a obra de Chico Buarque. O feito é excelente esteticamente por vários motivos. Ao falar em primeira pessoa com a plateia, as intérpretes avançam com coragem a barreira entre o palco e a plateia, em negá-la, tampouco sem apagá-la, mas fazendo essa (boa) relação coexistir bravamente. Em nenhum momento, afinal, pensa-se que alguma das três atrizes é prostituta, apesar desse momento confessional e apesar do cenário e do figurino. Depois, ao assumir-se como um espetáculo que celebra o repertório musical de Chico, a peça “deixa tudo em pratos limpos”, resolvendo sua existência na compreensão do público que foi, no fim das contas, antes de tudo, foi justamente ouvir essas canções tão conhecidas e amadas. De um modo geral, o clima se torna por  isso leve, mas não superficial. “Palavra de mulher” é divertido e emocionante sem felizmente ser tolo.

É vibrante o trabalho de Virgínia Rosa ao lado de Tania Alves e de Lucinha Lins, colocando-se de forma discreta, mas pontual. O trio é equilibrado: há a extrema qualidade vocal de Rosa, a sensualidade de Alves e o carisma de Lins, sem que nenhum aspecto inexista em alguma das três positivamente.

A direção musical de Ogair Júnior, os figurinos de Claudio Tovar e a iluminação de Wagner Freire conversam bem com a direção de movimento de Alex Neoral, fazendo com que o tempo passe com delicadeza e elegância. A produção é simples, mas com visível complexidade principalmente pelo intento. O alcance dos objetivos expressa menos a sua nobreza e mais o mérito dos realizadores.

Chico Barque nunca é demais principalmente quando é bem interpretado como é o caso aqui. Ao lado de “O grande circo místico” e de “Todos os musicais de Chico Barque em 90 minutos”, “Palavra de mulher” é uma das ótimas opções para homenagear um dos nossos maiores artistas.

*

FICHA TÉCNICA
Concepção, roteiro e direção geral - Fernando Cardoso
Direção musical - Ogair Júnior
Elenco: Lucinha Lins, Tania Alves e Virginia Rosa
Músicos: João Cristal (piano e acordeão), Robertinho Carvalho (contrabaixo) e Ramon Montagner (bateria e percussão)
Iluminação - Wagner Freire
Figurinos – Claudio Tovar e elenco
Direção de movimento: Alex Neoral
Cenografia - Fernando Cardoso
Direção de produção - Fernando Cardoso e Roberto Monteiro
Assessoria de Imprensa – JSPontes Comunicação– João Pontes e Stella Stephany

2 comentários:

  1. Eu assisti, imperdivel. Eu não conhecia Virginia Rosa, como canta a menina. Ela está de parabéns. Muito lindo mesmo. Recomendo aos meus amigos.

    ResponderExcluir

Bem-vindo!