domingo, 22 de junho de 2014

Às terças (RJ)

Foto: divulgação
Marcélli Oliveira, à direita, assina o texto dessa ótima comédia



Recomendadíssimo!

“Às terças” é uma ótima comédia em cartaz no Shopping da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, a partir de texto de Marcélli Oliveira, com Gottsha e Stela Maria Rodrigues no elenco. Divertidíssima, a história gira em torno de quatro amigas que se conheceram na sala de espera de um mesmo analista. Tem-se aqui um retrato da contemporaneidade, quando, ao invés de engolir os próprios problemas, as pessoas voltam-se para terapias, remédios tarja preta e para todo o tipo de ajuda que possa fazê-las viverem melhor. Ao lado de “Casório”, a peça marca a estreia de Alexandre Contini na direção.

Desde que seu primeiro namorado faleceu em um acidente, Velma (Marcélli Oliveira) só consegue se envolver com homens que manifestem algum tipo prejudicial de peculiaridade, como, por exemplo, preferência por sexo sado-masoquista e vícios. Já Berenice (Carina Sacchelli) sustenta a falta de tempo para relacionamentos mais profundos com o foco no trabalho e com a a atenção exagerada na forma física. Laura (Gottsha) vive insegura em relação ao seu atual marido, dez anos mais jovem que ela. Por fim, Jandra (Stela Maria Rodrigues) toma mais remédios que devia, é excêntrica e bastante solitária. Há cinco anos, todas tinham em comum o mesmo analista quando decidiram investir nas conversas mantidas na sala de espera ao invés de levar para adiante suas terapias formais. Os encontros, no entanto, parecem ter dado pouco resultado até que uma delas anuncia que está com uma doença terminal. É aí que o texto de Oliveira se mostra melhor: a morte, o aborto, o uso de drogas, os problemas familiares, enfim nenhum assunto entra em disputa com a comédia, mas faz dela ainda melhor. O resultado estético é uma dramaturgia que expressa a relatividade de todo juízo de valor e que reproduz uma visão de mundo mais leve, mas nem um pouco descomprometida. Todas as histórias se modificarão a partir da notícia que uma das quatro traz sobre sua própria morte anunciada. Cada uma irá experimentar partes de si até então não descobertas ou evitadas. Longe dos clichês, “Às terças” não é uma peça sobre mulheres contra homens, sobre meia-idade ou sobre amizade, mas sobre pessoas enfrentando os próprios problemas com bem-vinda e salvadora coragem. Principalmente, a peça é sobre graça, sobre a importância da leveza, sobre amor-próprio.

O maior mérito da direção de Alexandre Contini, assistido por Diogo Camargos, é o de abrir espaço para os tempos de apresentação e de crítica de cada personagem por si própria e por sobre as demais. O gênero comédia dramática situa personagens claros em curva narrativa suficientemente clara, mas sobretudo recupera a importância da situação. Em “Às terças”, o espectador reconhece os momentos e o que cada um faz com as personagens de forma que as regras de causa e de efeito vão produzindo boa evolução. Diferentes climas, lugares, reflexões vão sendo oferecidas em potência positivamente vital para Velma, Berenice, Jandra e para Laura e consequemente para o público que principalmente se diverte.

Gottsha e Stela Maria Rodrigues apresentam excelente trabalho já esperado enquanto Marcélli Oliveira e Carina Sacchelli surpreendem ficando ao lado das colegas mais experientes. O conjunto do elenco é responsável por um resultado vibrante, que faz gargalhar principalmente pela forma crítica com que se estruturam.

O figurino de Sol Azulay é bastante positivo na forma como dá a ver as idiossincrasias de cada personagem e a passagem de tempo. O cenário de Lorena Lima expressa com força o parque de diversões abandonado onde parte da história acontece, mas nada faz com os demais lugares, ficando para a iluminação de Daniela Sanches quase toda a responsabilidade nesse sentido, no que esse  se cumpre bem.

Jandra, de Stela Maria Rodrigues, é de todas a personagem mais carismática de “Às terças” talvez porque ela seja a figura mais sintomática da nossa sociedade. Vale a pena pensar sobre isso. A peça é recomendadíssima!

*

FICHA TÉCNICA
Texto: Marcélli Oliveira
Direção: Alexandre Contini

Elenco:
Gottsha / Laura
Stela Maria Rodriygues / Jandra
Marcélli Oliveira / Velma
Carina Sacchelli / Berenice

Cenários: Lorena Lima
Figurinos: Sol Azulay
Iluminação: Daniela Sanches
Diretor assistente: Diogo Camargos
Idealização: Carina Sacchelli
Patrocínio: Aços F. Sacchelli
Produção: Bem Legal Produções - Carlos Grun
Assessoria de Imprensa: JSPontes Comunicação – João Pontes e Stella Stephany

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!