segunda-feira, 30 de junho de 2014

Crazy For You (RJ)

Claudia Raia e Jarbas Homem de Mello protagonizam o musical de 1992
Foto: divulgação

Jarbas Homem de Mello

“Crazy for you” é, antes de qualquer outra coisa, uma homenagem ao teatro musical. Na história escrita por Ken Ludwig a partir de “Girl Crazy” (1930), Bobby Child (Jarbas Homem de Mello) é um dançarino de sapateado sem sucesso nos testes com o grande produtor de teatro Bela Zangler (Marcos Tumura) em Nova Iorque nos anos 30. Por isso, sua mãe o força a assumir suas responsabilidades no banco familiar e o envia a cobrar uma hipoteca em Nevada, no interior dos Estados Unidos. Lá, Polly Baker (Claudia Raia) está prestes a perder o teatro onde sua mãe brilhava no que agora só restam velhas lembranças e dívidas não pagas. Para conquistar Polly, Bobby se apresenta como Zangler e se dispõe a construir um espetáculo que possa salvar o teatro da hipoteca (que ele mesmo veio cobrar). Com músicas dos irmãos George e Ira Gershwin, o musical estreou no início dos anos 90 na Broadway e em Londres, recebendo agora montagem brasileira com versão assinada por Miguel Falabella e direção por José Possi Neto. Infelizmente, a temporada carioca encerrou no último sábado, no Vivo Rio, mas há de lotar plateias em outras capitais brasileiras.

A primeira homenagem que “Crazy For You” faz ao teatro é que o personagem Bela Zangler é uma versão honrosa do realizador americano Florenz Ziegfield (1869-1932), um dos grandes responsáveis pelo teatro musical americano moderno. Sua figura célebre é chave para entender os gloriosos anos 20 dos Estados Unidos e as confluências do teatro burlesco, de vaudeville, de opereta e as stravaganzas que resultaram em “Show Boat”, em 1927, o primeiro musical nesse formato que hoje conhecemos. A quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, foi um golpe fatal para muitos produtores e sem dúvida agravou seus problemas de saúde. “Crazy For You” tem músicas compostas por George Gershwin (1898-1937) e com letras de Ira Gershwin (1896-1983), irmãos donos de uma carreira que inclui grandes trabalhos, como o musical “Porgy and Bessy” (1935). “Someone to watch over me” (do musical “Oh, Kay!”), “I got rhythm” (de “Girl Crazy”) e “They can`t take that away from me” (de “Shall we dance”) são canções standards do repertório americano que o público mundial conhece e gosta.

A segunda homenagem é o formato. Construir um musical a partir de sucessos já anteriormente compostos foi o primeiro formato do gênero, depois substituído por trilha sonoras totalmente originais em histórias bastante melodramáticas, apelo mais realista e crítica social, jazz e street dance, ópera rock, até as grandes produções tecnológicas que vemos hoje. Escrito em 1992, “Crazy For You” parece ter sido escrito nos anos 30. Depois de quase 2 mil apresentações e muito prêmios importantes, o espetáculo provou que esse tipo de narrativa ainda tem o seu público. No Brasil, não poderia ser diferente (principalmente porque é bem feito!).

Na montagem atual, Miguel Falabella não se ocupa em verter para o Brasil o que foi originalmente composto positivamente. A crítica que muitos fazem de que esse tipo de teatro é uma importação americana é tola. É sim uma importação americana e não há mal algum nisso, como também não há nos espetáculos baseados na alemã Pina Bausch, nos ballets clássicos, nas tragédias gregas, no drama e na comédia inglesa, etc. A versão de Falabella desempenha a difícil tarefa de traduzir as canções para a língua vernácula dentro do melhor possível. A história é tão bem contada de modo geral que as melodias se sobressaem positivamente ao lado dos números de dança.

Jarbas Homem de Mello está brilhante como Bobby Child. O intérprete canta bem, dança bem e tem carisma. A forma como o jogo é estabelecido por ele com a plateia faz com que se torça em favor dele na conquista e no sucesso do seu personagem. As intenções são inteligentes e claras, há ironia, sagacidade e força na construção do personagem. Claudia Raia, a grande estrela da produção, consegue também ótimos resultados, empregando sua experiência, sua técnica e disposição na viabilização da caipira Polly. Apesar de uma voz um tanto quanto anasalada no canto, produzindo um resultado nada bom nesse quesito, o trabalho em cena confirma a carreira brilhantemente construída. Marcos Tumura, Carla Vasquez, Rodrigo Negrini e Liane Maya completam os destaques positivos em um elenco todo composto por bons trabalhos principalmente em termos de interpretação.

Na direção de José Possi Neto, deve-se fazer destaque para a cena de espelho entre Tumura e Mello, mas também para a excelente articulação das cenas em que os números musicais entram com o mínimo de marcas possíveis. Os belíssimos cenários de Duda Arruk e figurinos de Fabio Namatame ratificam o compromisso do espetáculo em encher os olhos, entreter e emocionar como fizeram e fazem os bons expoentes do gênero através das décadas e dos lugares por onde essas grandes produções se dão a ver. 

Sem desmérito para nenhum elemento e com muitos elogios à obra no todo e em cada uma de suas muitas partes, “Crazy For You” encanta sobretudo pela generosidade de Claudia Raia em favor do talento e da técnica de Jarbas Homem de Mello, mas também do majestoso elenco que há em volta de si em mais essa produção. Grandes estrelas, afinal, não se fazem sozinhas. Aplausos!

*

Ficha Técnica:
Texto: Ken Ludwig
Músicas: George Gershwin
Letras: Ira Gershwin
Versão Brasileira: Miguel Falabella
Direção: José Possi Neto
Direção Musical e Vocal: Marconi Araújo
Coreografias Originais: Susan Stroman
Supervisor de Coreografia: Jeff Whiting
Direção de Coreografia: Angelique Ilo
Produtores Associados: Claudia Raia e Sandro Chaim
Produção Geral: Sandro Chaim
Elenco: Claudia Raia, Jarbas Homem de Mello, Marcos Tumura, Liane Maya, Rodrigo Miallaret, Hellen de Castro, Rodrigo Negrini, Alessandra Peixoto, Andrezza Meddeiros, Carla Vazquez, Daniel Cabral, Eduardo Martinz, Elcio Bonazzi, Jefferson Ferreira, João Sá, Mariana Barros, Mariana Gallindo, Mariana Matavelli, Marilice Cosenza, Mateus Ribeiro, Matheus Paiva, Nina Sato, Patrick Amstalden, Paulo Benevides, Raquel Quarterone e Paulo Santos.
Cenografia: Duda Arruk
Figurino: Fabio Namatame
Design de Luz: Wagner Freire
Design de Som: Tocko Michelazzo
Visagismo: Feliciano San Roman e Henique Mello
Supervisora de Sapateado: Chris Matallo
Diretora Residente: Glaucia da Fonseca
Realização: Ministério da Cultura, Coarte Raia Produções e Chaim XYZ Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!