segunda-feira, 30 de junho de 2014

Samba Futebol Clube (RJ)

A peça tem ótimo texto e direção de Gustavo Gasparani
Foto: divulgação

Excelente programa

O único jeito de nos relacionarmos com a arte é vasculhando em nós mesmos uma ponte de acesso a ela. E sempre há uma. “Samba Futebol Clube” conta através da música o amor do brasileiro pelo futebol, principalmente o carioca. Sem que haja uma narrativa, o espetáculo, com roteiro, direção e com produção de Gustavo Gasparani, disserta sobre esse esporte em suas várias possibilidades: como chegou ao Brasil, o nascimento e a divisão de clubes, a rivalidade nas torcidas, o brilho dos craques, os casos pitorescos da vida pessoal dos jogadores, seus entrevistadores e suas participações na mídia, a relação familiar em função dos times, os campeonatos mundiais, etc. Em cartaz no Centro Cultural do Banco do Brasil, a produção tem belíssima composição de elenco, talvez sei aqui um dos melhores conjuntos de atores e cantores a que a programação de teatro do Rio de Janeiro teve acesso nos últimos anos. O público ovaciona justificadamente.

Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima, com coreografia assinada por Renato Vieira e com direção musical de Nando Duarte, exibem excelente carisma, alta qualidade técnica vocal e afinação, preciosismo no uso dos instrumentos musicais ao vivo nas cenas e ótimas interpretações. O ritmo da dramaturgia e da direção de Gustavo Gasparani, assistido por Erika Riba, se apresenta em exímia fluência de forma que o espetáculo é orgânico, vivo e alegre. A articulação entre as cenas tem suas marcas corretamente apagadas, os temas evoluem sem barrigas, há equilíbrio, harmonia em toda parte. No elenco, nas coreografias e nas músicas, há boas doses de quase tudo para todos os gostos. De fato, um espetáculo para todas as idades e preferências musicais e esportivas.

Como se não bastassem as boas atuações tanto no que diz respeito ao texto quanto à intepretação das canções, “Samba Futebol Clube” tem ainda belo apelo visual. Os figurinos de Marcelo Olinto auxiliam no ritmo, na evolução dos quadros e na complexidade dos pontos de vista sobre o tema. Junta-se isso o desenho de luz de Paulo César de Medeiros igualmente potente.

Os excertos de textos de José Lins do Rego, Paulo Mendes Campos, Armando Nogueira, Nelson Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade e de Ferreira Gullar e os arranjos das canções desde Pixinguinha a Nelson do Cavaquinho, passando por Moraes Moreira, Jorge Ben Jor, Gonzaguinha, João Bosco e por Aldir Blanc e chegando ao Rappa e ao Skank fazem dessa montagem um programa  a ser visto principalmente em época de Copa do Mundo no Brasil. "Samba Futebol Clube", que tem recebido tantos e justos elogios, faz vir à tona o amor ao futebol e a todo o seu universo presente no DNA do brasileiro.

*

Ficha Técnica
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Patrocínio: EDF Norte Fluminense, Eletrobras e Banco do Brasil
Roteiro, direção e produção: Gustavo Gasparani.
Elenco: Alan Rocha, Cristiano Gualda, Daniel Carneiro, Gabriel Manita, Jonas Hammar, Luiz Nicolau, Pedro Lima e Rodrigo Lima
Direção musical: Nando Duarte
Direção de movimento/coreografias: Renato Vieira
Cenografia: Marcelo Lipiani
Figurino: Marcelo Olinto
Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
Cenografia digital - Thiago Satuffer/Studio prime
Pesquisa de textos: Joao Pimentel
Pesquisa musical: Alfredo Del-Penho
Conteúdo audiovisual: Studio Prime
Assistente de direção: Erika Riba
Preparação vocal: Maurício Detoni
Projeto gráfico: Mary Paz Guillén
Visagismo: Beto Carramanhos
Produção: Coisas Nossas Produções Artísticas e Sábios Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!