segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Constellation (RJ)

Foto: César França

Marcio Louzada e Jullie em cena

Para quem viveu os anos dourados


“Constellation – Uma viagem musical pelos anos 50” estreou em nova montagem nesse final de 2014. Com direção de Jarbas Homem de Mello, direção musical de Beatriz De Luca e com coreografias de Vanessa Guillen, a peça apresenta 16 canções clássicas americanas da década de 50, como “Only You”, “Blue Moon” e “Stand by Me”. No elenco, estão Andréa Veiga, Jullie, Lovie Elizabeth, Cleiton Morais, Daniel Cabral, Drayson Menezzes, Franco Kuster, Marcio Louzada e Ugo Capelli. Em cartaz no Teatro Vanucci, no Shopping da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, essa produção está preparada para agradar aqueles que viveram os anos dourados. E pouco além deles.

Em 1953, a VARIG conseguiu a primeira concessão federal para o estabelecimento da rota aérea Rio de Janeiro – Nova Iorque. Para tanto, três aeronaves Lockheed Super Constellation G foram adquiridas. Muito luxuoso, esse avião quadrimotor havia reduzido a duração das viagens aéreas pelo mundo, dando mais confortabilidade para os passageiros. O primeiro voo oficial do Constellation para os Estados Unidos aconteceu no dia 28 de julho de 1955, com um tempo de viagem de 20h, com parada em Belém do Pará, Trindade e Tobago e na República Dominicana. Havia 54 assentos, 15 para a classe turística e todos os demais para a primeira classe. A bordo, um cozinheiro da família real russa assinava o cardápio que, pela primeira vez no Brasil, era servido por mulheres como comissárias de bordo. A passagem custava o que hoje seriam nove mil reais. Já totalmente substituídas em 1962, as aeronaves “Constellation” foram símbolo dos anos dourados no Brasil.

A primeira montagem de “Constellation – nas asas do glamour” estreou em 2002, dirigida por Eduardo Loyolla e com Patrícia Levy (Regina Lúcia), Adriana Quadros (Mãe) e Sabrina Korgut (Tia) no elenco com supervisão musical de Luiz Carlos Miéle. O sucesso foi enorme, levando o espetáculo a cumprir temporada em várias capitais do Brasil, apesar do texto de Claudio Magnavita, que serve apenas de escada para a entrada das canções. O formato de jukebox, em que uma coleção de músicas existentes antes da dramaturgia entram como parte mais importante do programa, tem seus méritos ainda que não sejam muitos.

A história se passa na casa de Regina Lúcia (Jullie), em um apartamento na Rua Barata Ribeiro em Copacabana, onde ouve-se sobre um concurso promovido pelos sabonetes Palmolive na Rádio Nacional. O prêmio é uma passagem para Nova Iorque na viagem inaugural do Super Constellation G, o luxuoso avião da Varig. A Mãe Gilda Maria (Lovie Elizabeth), uma funcionária do Ministério da Educação desquitada, e a Tia Maria da Penha (Andrea Veiga), uma vedete do Cabaré Casablanca, começam uma campanha familiar de arrecadação de rótulos do sabonete de forma que Regina Lúcia possa ter mais chances de ser premiada. Sem dificuldades, ela vence e participa da etapa final da seleção, quando deverá acertar o título de três canções interpretadas pela orquestra no Golden Room do Copacabana Palace, esse o melhor momento do espetáculo. Já anunciado pela cena de abertura, Regina Lúcia vence o concurso. O único elemento surpresa da peça surge nos momentos finais. No aeroporto, para se despedir, surge o Noivo (Marcio Louzada) que, embora fique com ciúmes da noiva estar viajando ao lado de Jorginho Guinle (Franco Kuster), consente que ela vá. Uma surpresa, porém, aguarda por ele. Essa está longe de ser uma grande curva na narrativa, mas é ver a peça para saber como ela termina.

Não há destaque nos trabalhos de interpretação, embora se reconheça o esforço positivo de Andrea Veiga (Tia) em dar mais agilidade para a trama. Lovie Elizabeth e Jullie interpretam não mais que os diálogos e que as situações dramáticas exigem, nem menos. Marcio Louzada apresenta o personagem do Noivo de forma muito apagada, valorizando o trabalho de Franco Kuster em positivo desempenho como Jorginho Guinle. Falta virilidade no elenco masculino, cujos movimentos delicados e pernas depiladas não convencem. Sem exceções, o elenco canta bem, com elogios para Drayzon Menezzes, além de Veiga e de Jullie. As coreografias de Vanessa Guillen são tão bonitas quanto as canções, contribuindo vibrantemente para o espetáculo.

A direção de arte se esforça em produzir um contexto brilhante para os anos 50, enchendo o palco de cor e afastando qualquer realismo. No visagismo de Dicko Lorenzo, todos os personagens usam perucas ou apliques no cabelo e muita maquiagem, expressando um conceito bem articulado, mas que nem sempre se sai bem. O cansativo figurino de Patrícia Muniz peca pelo excesso, tentando dar vida para uma história que não tem tanta. O excelente cenário de Natália Lana é o elemento mais bem usado na viabilização de “Constellation”, contando ainda com o ótimo desenho de iluminação de Paulo César de Medeiros e com as meritosas projeções de Thiago Stauffer, Felipe Menezes e de Aldo Haroldo.

“Constellation” é o primeiro trabalho de direção de Jarbas Homem de Mello no Rio de Janeiro e tem méritos por agradar uma fatia específica do público carioca, mas pouco além dela. O retumbante sucesso de 2002 não se repetiu.

Repertório:
Heaven on Earth (Buck Ram)
He’s Mine (Buck Ram)
My Prayer (G. Boulanger)
Blueberry Hill (Lewis / Stock / Rose)
Blue Moon (Richard Rodgers / Lorenz Hart)
When I Fall In Love (V. Young / E. Heyman)
Jambalaya (On The Bayou)
The Great Pretender (Buck Ram)
Donna (Ritchie Vallens)
Surfin’ USA (Chuck Berry / Brian Wilson)
Only You (A. Rand / Buck Ram)
Unchained Melody (A. North / H. Zareth)
Stand By Me (B. King / J. Leiber / M. Stoller)
Smoke Gets In Your Eyes ( J. Kern / O. Harbach)
Unforgettable (I. Gordon)
Happy Day

*

FICHA TÉCNICA
Texto e Idelização: Cláudio Magnavita
Direção: Jarbas Homem de Mello
Direção Musical e Arranjos: Beatriz De Luca
Produção Geral: Frederico Reder
Coreógrafa e Diretora Assistente: Vanessa Guillen

Elenco: Andrea Veiga, Jullie, Lovie Elizabeth, Cleiton Morais, Daniel Cabral, Drayson Menezzes, Franco Kuster, Marcio Louzada, Ugo Capelli

Banda Constellation: Eduardo Henrique (Band Leader e Piano), André Barros (Guitarras, Violão e Banjo), Wagner Bispo (Contrabaixos Acústico e Elétrico), Edmar Germano (Bateria), Eduardo Henrique e Thalyson Rodrigues (Pianistas ensaiadores)

Comissários de Bordo/Elenco de apoio: Agatha Maria Kreisler, Douglas Teixeira, Luã Bregeron e Mariana Floriani
Cenógrafa: Natalia Lana
Figurino: Patrícia Muniz
Visagismo: Dicko Lorenzo
Desenho de Luz : Paulo César Medeiros
Desenho de Som: Fernando Fortes
Texto Off: Claudio Torres Gonzaga
Assistente de Cenografia: Marieta Spada
Assistente de Figurino: Patricia Delvaux
Assistente de Iluminação: Julio Medeiros
Assistente de Desenho de som: Leandro Lobo
Cenotecnico: Andre Salles
Criação de projeção: Thiago Stauffer | Studio Prime
Equipe Cenotécnica: Gilvan Silva, André Cruz, Walmir Júnior, Paulo Sá, Gilberto Kalkmann, Alberto Serralheiro
Direção de palco: Pedro Guedelha
Contrarregra: Fernando Queyroz
Costureira de cenário: Rosangela Lapas
Pintora de Arte: Naira Santana
Diretor de arte projeções: Felipe Menezes
Arte gráfica objetos de cena: Bárbara Lana
Agradecimentos de Cenografia: André Mizarela, Lucas Mansor, Juliana Reder
Montagem de Luz: Boy Jorge, Vilmar Olos, Leandro Meirelles, Lúcio Bragança |Art Light
Operador de Som: Andre Breda
Microfonista: Jorge Batista
Operação de Projeção: Flavia Belchior
Camareiros: Valter Rocha e Eliana Ruth

Equipe de Comunicação
Gestão de Comunicação: Mariana Reder
Comunicação e Marketing: Rodrigo Medeiros e Luana Ribeiro
Fotos e Projeto Gráfico: Milton Menezes | Lightfarm Brasil
Arte Finalista: Ana Maria Suzart
Assessoria de Imprensa: Fábio Amaral | Minas de Ideias
Assistente de Fotografia: Gabriel Stefanini
Projeto 3D: Raphael Coppola

Equipe Brainstorming
BRAINS RJ: Alessandra Reis, Bianca Silva, Beth Chagas, Fernanda Goulart, Francis Rodrigues, Gabrielle Fontes, Natalino Werneck, Inez Pimenta, Jean Frazão , Lucas Mansor, Luiza Castro, Rita Reder.

BRAINS SP: Andrea Prado, Anna Soares, Beto Marden, Daiane Carvalho, Felipe De Lima,Gherardo Franco, Ilana Pedreira, Maíra Freitas , Marcelo Dabanian , Marcos Paulo De Andrade , Pedro Caramori, Rodrigo Trabblod, Rosangela Capelari, Stephanie Baccain, Wellington Oliveira

Equipe de Produção
Direção de Produção Executiva: Alina Lyra
Produtora Assistente: Marcelle Nery
Produção de Cia: Luana Simões
Assistente de Produção: Izadora Schetter
Elaboração de Projeto: Elisa d'Abreu e Natália Simonete
Administração Financeira: Juliana Reder
Produção Executiva: Alkaparra Produções
Realização: Brainstorming Entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!