quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

#Meninos e Meninas (RJ)

Foto: Marilene Cândido
Elenco em cena

Sucesso entre os adolescentes

“#Meninos e Meninas”, em cartaz no Teatro das Artes, no Shopping da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, apresenta os dramas vivenciados por adolescentes na passagem por essa etapa da vida. No elenco, estão Anna Rita Cerqueira, Eduardo Mello, Douglas Sampaio, Gabi Cavalcanti, Ingrid Klug, Lucas Cotrim, João Fernandes, entre outros famosos por suas participações em novelas como “Malhação” e “Rebelde”, por exemplo. Afra Gomes e Leandro Goulart assinam juntos o texto e a direção dessa produção que tem tido merecido sucesso entre jovens, mas que também pode ser descoberta por pessoas de outras fases etárias que queiram se divertir.
         A dramaturgia de Afra Gomes e de Leandro Goulart é composta por quadros que apresentam uma galeria de imagens típicas da adolescência. Momentos de crise como o primeiro beijo, a primeira relação sexual, os combates com os pais e os professores, a percepção da morte, a definição dos papéis sociais na escola e entre os amigos, a posição a respeito dos preconceitos mais comuns, as pequenas ideologias, a constituição da identidade, a questão do uso do álcool e das drogas, etc., estão representados no interior de cada cena e na peça de um modo geral. Embora não haja uma narrativa que una os personagens, é fácil reconhecer que eles dividem a mesma história. Todos são conectados à internet, todos são parte de uma classe média, todos são brancos, saudáveis e relativamente estruturados financeiramente. Com certeza, essas não são as características de todos os adolescentes, mas a forma hegemônica com que elas foram exploradas pela mídia até aqui as tornaram constituintes de um modelo através do qual é possível chegar às especificidades. Com poucas pretensões, mas bem desenvolvidas, o texto de “#Meninos e Meninas” é elogiável também porque manifesta boa construção dos diálogos e ótimo uso do glossário pertinente ao público-alvo. Eis aqui um retrato, um bom retrato.
         De um modo amplo, há bons trabalhos de interpretação no conjunto, mas é possível fazer alguns destaques positivos. Ana Rita Cerqueira e Gabi Cavalcanti usam bem as palavras, movimentando-se com delicadeza pelo palco. Interpretando o galã com segurança, Lucas Cotrim também tem performance elogiável. Os melhores trabalhos, no entanto, são dos carismáticos Eduardo Mello, João Fernandes e Douglas Sampaio e principalmente de Ingrid Klug, protagonista do melhor momento de toda a encenação. Sem grandes movimentos, efeitos expressivos nem qualquer apoio, Klug apresenta seu monólogo com seriedade, força e emoção.
         “#Meninos e Meninas” tem desenho de luz de Luiz Paulo Nenén que valoriza o ritmo do espetáculo, esse que conta com trilha sonora popular interpretada ao vivo pelos intérpretes. Há que se valorizar, no mesmo sentido, as coreografias e a direção de movimento de Anna Magdalena que investem na jovialidade do elenco e do público-alvo, ratificando a construção de uma peça divertida, mas com momentos mais reflexivos.
         Ainda que seja direcionado ao público adolescente, “#Meninos e Meninas” interessa às plateias de todas as idades, porque tem o mérito de apresentar uma dramaturgia potente no âmbito de sua despretensiosa complexidade. Nesse sentindo, fica fácil atender ao gracioso convite do espetáculo e comparar a vida, os problemas e as alegrias dos personagens da peça com os temas que estiveram presentes quando também nós passamos por essa idade tão peculiar. O resultado dessa avaliação pode emocionar, pode divertir, mas sem dúvida fazer pensar. Aplausos!

*


Ficha técnica:
Texto, Direção e Cenário: Afra Gomes e Leandro Goulart
Figurino: Renata Grimberg
Iluminação: Luiz Paulo Nenén


Elenco (em ordem alfabética):
Anna Rita Cerqueira
Bárbara Dias
Biel Portela
Bruna Natali
Douglas Sampaio
Eduardo Melo
Gabi Cavalcanti
Ingrid Klug
João Fernandes
José Victor Pires
Larissa Bougleux
Luã Bregeron
Lucas Corsino
Lucas Cotrim
Matheus Tederiche
Vitória Vianna

Direção de Movimento e Coreografia: Anna Magdalena
Direção Musical: Juliana Veronezi
Sound Design: André Breda
Produção: Eduardo Barata e Alina Lyra
Realização: Alkaparra Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!