domingo, 25 de janeiro de 2015

O branco de seus olhos (RJ)

Foto: Ana Rovati

Amanda Vides Veras, Karine Teles e Fabiano Nunes

As relações de poder em peça dirigida por Alexandre Mello


Em cartaz no Teatro Poeira, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, “O branco de seus olhos” é o primeiro texto escrito pelo roteirista Álvaro Campos. A bela montagem, que tem Amanda Vides Veras, Fabiano Nunes e Karine Teles no elenco, é dirigida por Alexandre Mello. Na história, a relação de poder existente desde a conversa mais casual até os embates mais agressivos estão expressos nas nuances dos encontros entre os personagens Karina, Lauro e Raquel.


A peça começa com a chegada de Karina (Amanda Vides Veras) ao apartamento onde mora o bailarino Lauro (Fabiano Nunes) e a administradora de investimentos Raquel (Karine Teles). Lauro e Karina foram muito próximos na infância e se reencontraram recentemente nas redes sociais, marcando um primeiro encontro na casa dele. Um desencontro entre o desembarque de Karina e o de Lauro na cidade fez com que ela precisasse chegar antes a casa dele com a chave encontrada em um lugar previamente marcado. Karina leva um susto quando encontra Raquel, quando fica sabendo que Lauro é casado e quando é informada de que o velho amigo é casado com ela. A dramaturgia de “O branco de seus olhos” se divide, a partir daí, entre a conversa entre Karina e de Raquel e as voltas ao passado. Há alguns anos, o casal se mudou para o subúrbio de Buenos Aires por causa do trabalho de Raquel. Lá, a esposa resolve apoiar o marido, investindo na realização de um grande espetáculo em que Lauro possa ser apresentado à cidade como bailarino profissional. Por trás disso, a tentativa de Raquel de se aproximar do homem que ama ou mantê-lo, de alguma forma, sob o seu poder.

Bem desenvolvido até as cenas finais, os últimos momentos do texto de “O branco de seus olhos” decepcionam aqueles que não se identificam com narrativas redondas, finais explicativos, reviravoltas clássicas. Álvaro Campos, com brilhantismo, constrói as falas de Raquel com agudo sarcasmo, conferindo à personagem um humor ferino que a fazem aparentemente imperar sobre Lauro e sobre Karina. Representando bem o movimento das tele-narrativas contemporâneas, em que o público se identifica mais com as vilãs que com as mocinhas, os primeiros dois terços do texto são deliciosos. É uma pena que não termine de forma igualmente potente e complexa.

A direção de Alexandre Mello, que também assina a direção de arte, tem o mérito de criar boas situações cênicas para o espectador fruir o texto. O modo como o palco está dividido e a disposição de elementos simbólicos ajudam a limpar os obstáculos e a abrir campo para o o tempo das conversas. Nessa peça, é possível ver um trabalho de direção que privilegia os tempos, os espaços silenciosos, a clara articulação das palavras, suas intenções, suas consequências significativas na construção do discurso.

Amanda Vides Veras constrói sua Karina repleta de docilidade, dando a ver grandes doses de subserviência e de ingenuidade de modo a se situar no exato oposto da Raquel interpretada por Karina Teles. O resultado é um embate de primeira grandeza. Teles, mais privilegiada também pelo texto, tem destaque positivo no âmbito das interpretações devido à preciosa distribuição das pausas e do excelente uso do jogo das intenções em cada movimento gestual e proxêmico. Fabiano Nunes evidencia molemente seu personagem, mas apresenta um belíssimo número de dança que justifica em certo modo a sua contribuição.

Elisa Faulhaber, na escolha dos figurinos, revela os personagens de forma pontual e bastante bela ao lado do excelente desenho de luz de Renato Machado. A trilha sonora de Paulo Francisco Paes corrobora com o texto na viabilização de um clima claustrofóbico em que Karina é aprisionada por Raquel, construindo uma atmosfera de suspense.

Com ótimos trabalhos de interpretação de Amanda Vides Veras e de Karine Teles, sob a direção detalhada de Alexandre Mello, “O branco de seus olhos” vale a pena ser visto também pelos diálogos bem escritos de Álvaro Campos. Parabéns.

*

FICHA TÉCNICA
Autor: Alvaro Campos
Direção: Alexandre Mello
Supervisão de Dramaturgia: Julia Spadaccini
Elenco: Amanda Vides Veras, Fabiano Nunes e Karine Teles
Trilha Sonora e Direção Musical: Paulo Francisco Paes
Figurinos: Elisa Faulhaber
Iluminação: Renato Machado
Cenografia e Direção de Arte: Alexandre Mello
Videomaker: Lucas Canavarro
Coreografia: Fabiano Nunes
Supervisão de coreografia: Paula Maracajá
Direção de Produção: Gabriela Imelk
Produtor Associado: Pablo Sanábio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!