segunda-feira, 20 de julho de 2015

Uma Revista do Ano – PoliticaMente Incorretos (RJ)

Foto: divulgação


Elenco em cena

Em ótimo trabalho elenco, elenco apresenta uma Revista bastante engraçada


“Uma Revista do Ano – PoliticaMente Incorretos” apresenta de forma bastante bem humorada fatos da história do Brasil acontecidos entre julho de 2014 e de 2015 além de diversos temas de debates recorrentes nesse período. Escrito por Ana Velloso, com supervisão de Tânia Brandão, o ótimo texto dessa comédia resulta de pesquisa sobre o gênero Teatro de Revista, esse tão popular na primeira metade do século XX no país. Dirigido por Sérgio Módena, o espetáculo, que referencia a produção “A Revista do Ano – O Olimpo Carioca” (2013) do mesmo grupo, tem uma narrativa ágil, irônica e disposta a fazer o público gargalhar ao mesmo tempo que refletir acerca das mazelas da nossa política principalmente. Os excelentes cantores Cristiana Pompeo, Cristiano Gualda, Édio Nunes, Hugo Kerth, Wladimir Pinheiro, além de Ana Velloso, estão no elenco, oferecendo trabalhos de interpretação que dividem os méritos com o texto e com a direção positivamente. A peça está em cartaz, até o próximo dois de agosto, no Teatro de Arena no Espaço SESC Copacabana.

Da abertura da Copa de 2014 até os escândalos da Lava Jato, a dramaturgia de “Uma Revista do Ano – PoliticaMente Incorretos” cobre algumas situações que dominaram o país nos últimos doze meses. Entre os fatos, estão as eleições presidenciais e os escândalos em consequência das delações premiadas. Eles dividem, no texto, lugar com temas como a crise nas manifestações políticas, o aumento da vida online e o crescimento do número de pessoas fanáticas por alimentação mais saudável, por exemplo. A excelente construção das cenas gera o interesse por mais, afinal, há muito para ser falado: do ajuste fiscal aos panelaços, da influência evangélica na novela “Babilônia” a “Game of Thrones”, o material dramatúrgico para o gênero é uma fonte inesgotável e sempre em renovação. Em destaque negativo, estão as justificativas no texto pela sua realização cênica. Algumas cenas são unidas por diálogos entre os personagens em que se retratam atores almejando viabilizar uma Revista, o que informa ao espectador que os quadros são, na verdade, ensaios de um espetáculo que está por vir. Autoexplicativos, esses trechos são desnecessários principalmente porque muito inferiores aos de humor propriamente ditos além do fato de não terem finalização clara no encerramento do espetáculo.

A direção de Sérgio Módena, com colaboração de Gustavo Wabner, tem grandes méritos pelo modo como viabiliza quadros que, em si só, são piadas. Há ainda excelente união com as coreografias de Édio Nunes e com os números musicais dirigidos por Wladimir Pinheiro, esses excelentes em termos de suas relações com o todo. Nas interpretações, Ana Velloso, Cristiana Pompeo, Cristiano Gualda, Édio Nunes, Hugo Kerth e Wladimir Pinheiro participam equilibradamente da narrativa, produzindo um todo orgânico cujos tipos evoluem com graça enquanto o público se lembra do ano que passou, pensa e se diverte com eles. Hugo Kerth se destaca como Milton Cunha, Cristina Pompeo como a Amiga de Yolanda, Ana Velloso como Marina Silva, Wladimir Pinheiro, pela força e pela altíssima beleza de sua voz em todos os seus números musicais. Um excelente conjunto!

A vasta quantidade de objetos e figurinos que aparecem ao longo da narrativa revela a qualidade da produção no cuidado com os muitos detalhes. Adereços simples, porém coerentes com o texto, com a encenação e com o modo como se veem os personagens, garantem o excelente ritmo e também a certeza de que está assistindo a uma produção merecedora de aplausos. Figurinos são assinados por Antônio Medeiros e por Tatiana Rodrigues e adereços por ambos e por Derô Martin. Com colaboração discreta, mas positiva, a iluminação é de Tiago e de Fernanda Mantovani.

Sem vedetes, paetês e apelo sexual, essa revista também aparece com menos referências às produções burlescas e às extravaganzas, mas consegue atingir o público e fazer rir. Que venham outras!

*

Ficha técnica:
Texto: Ana Velloso
Direção: Sérgio Módena
Codireção: Gustavo Wabner
Supervisão de Texto:Tânia Brandão
Colaboração de Texto: Vera Novello e Cristiano Gualda
Elenco: Ana Velloso, Cristiana Pompeo, Cristiano Gualda, Édio Nunes, Hugo Kerth e Wladimir Pinheiro
Direção Musical: Wladimir Pinheiro
Coreografia: Édio Nunes
Cenário: Bia Gondomar, Sérgio Módena e Gustavo Wabner
Figurinos e Adereços: Antônio Medeiros e Tatiana Rodrigues
Adereços e Cenotecnia: Derô Martins
Iluminação: Tiago e Fernanda Mantovani
Programação Visual: Cacau Gondomar
Fotografia: Débora Garcia
Assessoria de Imprensa: Duetto Comunicação
Produção: Lúdico Produções Artíticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem-vindo!