terça-feira, 25 de agosto de 2015

Pequenos poderes (RJ)


Foto: divulgação

Mariana Consoli, Andy Gercker e Zé Auro Travassos


Uma comédia inteligente sobre o momento atual

O ótimo “Pequenos poderes” encerrou sua primeira temporada na Sede das Cias, na Lapa, no dia último dia 17 de agosto, deixando o sabor de uma comédia inteligente. Criado a partir de reflexões sobre o momento atual da sociedade brasileira, o texto foi escrito por Diego Molina e o espetáculo dirigido por Breno Sanches. Em cena, Andy Gercker, Bia Guedes, Mariana Consoli e Zé Auro Travasssos dão a ver personagens que se sucedem na representação de cinco quadros, todos eles retratos carregados de preconceitos e de radicalismos em que o poder, embora troque de mãos, continue nas erradas. No âmbito da estética, é essencial observar como, nessa narrativa, as situações iniciais dão lugar a outras em que imperam as mesmas forças, mas em sentido contrário. Com excelentes trabalhos de interpretação, a peça foi um destaque que merece retornar a novas temporadas devido ao tema e a todos os seus muitos valores artísticos, alguns dos quais tratados a seguir.

Texto inspirado na obra do cartunista Nani
Os diálogos de Diego Molina são ágeis, ácidos e têm o mérito de providenciar, à encenação, o claro balanço do jogo de poder, esse que é tema do espetáculo. Ao longo de cinco quadros, o modo como personagens anônimos vão galgando funções superiores em cada narrativa é chave para identificar os maiores valores dessa dramaturgia original. De oprimidos, passam-se a opressores, reproduzindo os vícios daqueles agora substituídos. No geral, a justaposição das cenas articula argumento em favor da reflexão: vale trocar o sujo pelo mal lavado? Quais as marcas reais e os efeitos mais essenciais do desenvolvimento social? Com forte inspiração no humor típico das charges do cartunista Nani, a dramaturgia foi germinada no coletivo “Clube da Cena”, de 2014, a partir da esquete “Cidadania a gente aprende desde pequeno” e de trabalho colaborativo.

Na primeira história, dois alunos são chamados à diretoria, mas, quando o interrogatório começa, as falas da professora passam a ser mais agressivas do que talvez foram aquelas trocadas entre eles anteriormente. Depois, um assaltante tenta levar dinheiro de uma gerente de banco, mas os trâmites legais podem acabar sugerindo a inversão desses papeis. Em outro quadro, a confissão de um pecador ao padre evolui cada vez mais em uma sucessão de fatos “cabeludos”. Há ainda uma entrevista para a televisão em que o jogo de poder da apresentadora oprime a entrevistada até que ela toma as rédeas da situação. Por fim, em seu julgamento, o réu acaba por revelar valores sociais que o fizeram se sentir uma espécie de herói. O maior mérito do texto é oferecer a ironia, sem retratá-la. Nisso a encenação também merece elogios.

Conjunto de ótimos trabalhos de interpretação
A direção de Breno Sanches dispõe bastante bem do modo excelente com que Andy Gercker, Mariana Consoli e Zé Auro Travassos movimentam enorme número de intenções em grande variedade de tempo nas interpretações. Os quadros surgem bem distintos, repassando para o público o mérito de reconhecer suas ligações no interior do espetáculo como um todo. Em cada um, várias nuances vão sendo pontuadas em movimentações mais e menos discretas e em expressões pouco e muito claras positivamente de maneira que cada momento parece trazer uma informação nova ao desenho já inicialmente previsto. É interessante observar como, com habilidade, a cena dirigida por Sanches recupera a atenção da audiência em cada um dos cinco quadros de “Pequenos poderes”. Essa é, sem dúvida, uma tarefa bastante difícil.

Embora Bia Guedes não ofereça o mesmo resultado sempre, pode-se avaliar que, no geral, o maior valor do trabalho do elenco seja o jeito como eles usam os tempos e as entonações. A fluência do diálogo cômico aparece recheada de pesos diferentes: outros modos de olhar, expressões faciais e corporais distintas, tons cheios de singularidade. Sem dúvida, há aqui um conjunto de primeira grandeza.

“Pequenos poderes” tem boas colaborações nos figurinos de Bruno Perlatto, no desenho de luz de Ana Luzia de Simoni e na trilha sonora de Armando Babaioff e do diretor, essa última mais discreta que as anteriores. Com trajes sóbrios e quase sem detalhes, Perlatto reforça o aspecto mais social e menos individual dessas figuras. Quase sem iluminação geral, o detalhado uso da luz de Simoni remete à origem e à continuidade desses personagens cujos recortes são metáforas de situações reais. Ambas concepções ratificam a inteligência da produção como um todo.

Resultado de contribuições por meio do sistema de financiamento coletivo, essa alta comédia “Pequenos poderes” merece novas oportunidades na cena carioca. Que elas venham!


*

FICHA TÉCNICA
Texto e Idealização: Diego Molina
Direção: Breno Sanches
Elenco: Andy Gercker, Bia Guedes, Mariana Consoli e Zé Auro Travassos
Desenhos: Nani
Iluminação: Aurélio de Simoni e Ana Luzia M. de Simoni
Figurinos e Direção de arte: Bruno Perlatto
Cenografia: Diego Molina
Trilha sonora: Armando Babaioff
Programação visual e Vídeos: Ananda Campana
Produção executiva: Fernanda Pascoal
Produção: Pagu Produções