quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Beatles num céu de diamantes (RJ)


Foto: divulgação

Estrela Blanco e elenco


A 12ª temporada do ótimo musical “Beatles num céu de diamantes”


O ótimo “Beatles num céu de diamantes” está em sua 12ª temporada, mostrando que o bom musical consegue fazer história na programação teatral do Rio de Janeiro. Dirigido por Charles Möeller e por Claudio Botelho, a peça encanta o público com uma colagem de mais de 50 canções da mítica banda de rock inglesa. Com ótimas participações de Rodrigo Cirne, Cássia Raquel, Jules Vandystadt, Tatih Köhler e de Marya Bravo, há, no elenco, a excelente participação de Estrela Blanco. Tendo estreado em 2008, a peça já foi vista por mais de 600 mil pessoas e há de alcançar público ainda maior. Ela está em cartaz no Teatro Leblon até 20 de dezembro.

O musical
Ao longo de 90 minutos, as músicas são apresentadas uma após a outra, sem narrativa, nem personagens claros. O enredo, que é assinado por Cristiano Gualda e por Claudio Botelho, sugere alguns tons de reflexão pelas letras e pelas melodias. No entanto, em belíssima opção estética, a compreensão do espetáculo permanece sendo de responsabilidade maior do público que assiste à peça. É muito interessante reparar que o que move a audiência quadro após quadro é uma sugestão em favor da história que cada um cria para si na plateia.

Lançado em 9 de janeiro de 2008, com um mês de produção apenas, “Beatles num céu de diamantes” substituiu “7 – O musical”, então aclamado pela crítica. No elenco dessa primeira temporada, estavam Gottsha, Kacau Gomes, Marya Bravo, Tatih Höhler, Cristiano Gualda, Cristiano Penna, Fabrício Negri, Jules Vandystadt, Raul Veiga e Rodrigo Cirne, acompanhados por Delia Fisher (piano), Luciano Corrêa (violoncelo) e por Jonas Hammar (percussão). Naquele ano, Jules Vandystadt e Délia Fischer receberam o Prêmio Shell de Melhor Música por essa produção. Entre setembro e outubro de 2009, a peça se apresentou na Maison de la Danse, em Lyon, na França, com o título de “In the sky with diamonds”. Na história do teatro brasileiro, esse é talvez um dos musicais de maior sucesso.

O título faz referência a “Lucy in the sky with diamonds”, canção lançada em junho de 1967 no auge dOs Beatles. A banda, formada por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e por Ringo Starr, entre 1960 e 1970, é o maior fenômeno da história da música internacional e dispensa apresentações. No musical “Beatles num céu de diamantes”, quase 50 canções estão no repertório, entre elas: “Yesterday”, Let it be”, “Can’t buy me love” e “Strawberry fields forever”, todas interpretadas em inglês.

A 12ª temporada
Nessa 12ª temporada, o elenco é composto por Cássia Raquel, Felipe Tavolaro, Jonas Hammar, Jules Vandystadt, Marya Bravo, Pedro Sol, Rodrigo Cirne, Tatih Köhler e por Estrela Blanco, essa última em excelente participação. Blanco, que, como seus pares, tem uma belíssima voz, aproveita todas as oportunidades possíveis para dar cor às letras e às situações dramáticas, ganhando o público. Cássia Raquel, Tatih Köhler e Marya Bravo, em números de grande força, também encantam com apresentações de grande beleza.

Como um todo, o elenco, do qual também fazem parte os músicos Rodrigo Marsillac (piano) e Lui Coimbra (violoncelo) lembram ao público da importância óbvia que bons cantores têm em espetáculos musicais. Os arranjos dos já citados Delia Fischer e Jules Vandystadt, em alguns momentos, descaracterizam as canções originais, mas a proposta é positiva no sentido de trazer movimento ao espetáculo. Eis aqui um espetáculo belíssimo!

*


Ficha técnica:

Um espetáculo de Charles Möeller & Claudio Botelho

Com: Cássia Raquel, Estrela Blanco, Felipe Tavolaro, Jonas Hammar, Jules Vandystadt, Marya Bravo, Pedro Sol, Rodrigo Cirne e Tatih Köhler.

Piano: Rodrigo de Marsillac

Violoncelo/ Violão: Lui Coimbra

Violão/ Ukulele: Pedro Sol

Percussão: Jonas Hammar

Roteiro: Charles Möeller, Cristiano Gualda e Jules Vandystadt.

Arranjos originais: Delia Fischer

Arranjos Vocais / Arranjos Adicionais: Jules Vandystadt

Iluminação: Paulo Cesar Medeiros

Design de Som: Marcelo Claret

Coordenação Artística: Tina Salles

Produção Executiva: Edson Lopes

Direção Musical: Claudio Botelho

Direção: Charles Möeller

Realização: ALACRE e M&B

Patrocínio: Grupo Bradesco Seguros