quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Processo de Conscerto do Desejo (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral

Foto: divulgação


Matheus Nachtergaele


Matheus Nachtergaele em monólogo sobre sua mãe
"Processo de Conscerto do Desejo” está em cartaz no Teatro Poeirinha até o fim de fevereiro próximo. A peça traz de volta ao palco o ator Matheus Nachtergaele em espetáculo sobre a morte de sua própria mãe e algumas consequências estéticas desse acontecimento em sua vida particular. Com problemas de direção e de dramaturgia, fica o mérito das boas intenções.

Maria Cecília Naschtergaele tirou a própria vida em 21 de abril de 1968, dia em que seu filho Matheus Naschtergaele foi batizado. O bebê, que viria a se tornar um dos maiores atores brasileiros contemporâneos, tinha quatro meses na ocasião. Segundo o texto do espetáculo, sua existência foi marcada por esse acontecimento terrível e que, na peça, tenta ser ressignificado.

O maior problema do espetáculo é a falta de investimento no tema proposto. Em cena, informações gerais sobre o falecimento de Maria Cecília abrem a narrativa, mas, a partir daí, um posicionamento mais profundo sobre o fato dá lugar para uma tergiversação poética que inclui alguns poemas da personagem, canções favoritas e homenagens. Dessa forma, a não exploração mais corajosa do suicídio, sem dúvida uma questão bastante delicada, tira “Processo de Conscerto do Desejo” da chance de tocar o público. Em outras palavras, o interesse da plateia sobre a peça permanece sendo mais pela importância de Matheus Nachtergaele no contexto teatral brasileiro do que propriamente pela força que a Maria Cecília poderia adquirir como personagem independente.

O espetáculo usa modestamente algumas opções estético-visuais que se esforçam em colaborar no sentido de chamar a atenção para o quadro. Luã Belik e Henrique Rohrmann, no violão e no violino, fazem, ao lado de Matheus, ótimas participações musicais que, sem dúvida, acrescentam méritos à beleza do todo. A iluminação de Bruno Aragão tira bom proveito do palco em galeria do Teatro Poeirinha.

“Processo de Conscerto do Desejo”, que teve uma versão apresentada em julho de 2015 no Festival de Teatro de Ouro Preto, ainda carece de uma terceira talvez mais encorpada.

*

Ficha Técnica Artística
Desejo: Maria Cecília Nachtergaele
Conscerto: Matheus Nachtergaele
Concerto: Luã Belik
Conserto: Miriam Juvino

Ficha Técnica
Textos: Maria Cecília Nachtergaele
Direção e Interpretação: Matheus Nachtergaele
Violão: Luã Belik
Violino: Henrique Rohrmann
Produção: Miriam Juvino
Corpo: Natasha Mesquita
Voz: Célio Rentroya
Iluminação: Bruno Aragão
Artes visuais: Cláudio Portugal e Karina Abicalil
Divulgação: Silvana Cardoso (Passarim Comunicação)
Contrarregra: Cedeli Martinusso
Assessoria: A Gente Se Fala Produções (www.agentesefala.com.br)
Realização: Pássaro da Noite Produções