segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cine Atlântida! – Uma chanchada musical (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral

Foto: divulgação

Vitor Martinez, Rodrigo Naice, Thiago Prado e Carla Odorizzi

Ótimo espetáculo homenageia a fase de ouro do cinema nacional

O ótimo “Cine Atlântida! – Uma chanchada musical” celebra a fase de ouro do cinema brasileiro com muitos méritos. Com texto e direção de Rubens Lima Jr., a história lembra o clássico “Aviso aos navegantes”, filme de 1951 dirigido por Watson Macedo. A narrativa gira em torno de um grupo de artistas que, em uma viagem de navio à Argentina, se envolve na caçada a um mágico ladrão de joias. Como acontecia naquele tempo, a história era pretexto para os quadros com artistas expoentes da música popular. Aqui é mais do que isso: a produção é lugar de homenagem a nomes fundamentais da comédia brasileira do século XX. Com elenco em bons trabalhos e ótima direção musical, a peça tem destaque na excelência dos figurinos de Beth Serpa, que enchem os olhos da plateia. Enquanto assiste, a plateia aproveita o delicioso chá servido pela casa com todo o requinte que o público carioca merece. A montagem está prevista para ficar em cartaz até maio na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.

Personagens notórios da comédia musical brasileira
Várias marcas na atuação fazem com que seja fácil identificar os personagens como reconstruções de Zé Trindade (Thiago Prado), Ivon Cury (Marcus Brandão), Oscarito (Vitor Martinez), Grande Otelo (Carlos Maia), Ankito (Rodrigo Naice) e José Lewgoy (Rodrigo Serphan). O repertório musical, coberto de marchinhas de carnaval e outras músicas populares do repertório brasileiro do século XX, são ainda apresentadas por Carla Odorizzi, Lucia Bianchini e Tatty Caldeira que trazem Marlene, Emilinha Borba, Aurora e Carmen Miranda, Zezé Macedo, Dercy Gonçalves, Glauce Rocha, Adelaide Chiozzo, Irmãs Galvão, Linda e Dircinha Batista, Dalva de Oliveira, Ângela Maria, Aracy de Almeida, Virgínia Lane entre outras. Nesse sentido, ao mesmo tempo em que é uma boa história e bem contada, o original “Cine Atlântida” é também uma homenagem a astros e estrelas que, ao longo de décadas, trouxeram e trazem alegria ao nosso povo.

O humor ingênuo, mas às vezes nem tanto, a narrativa fluída, os personagens bem marcados e a estrutura simples que caracterizavam as chanchadas também fazem parte do ideário estético do espetáculo. Sobretudo há que se destacar o comprometimento com o cuidado, com a qualidade, com os detalhes de modo que, em "Cine Atlântida", das marcações ao texto bem dito, dos figurinos cheios de detalhes ao desenho de luz, da orquestra tocando ao vivo à ótima relação com o público, tudo está habilitado para ganhar os melhores elogios da crítica mais severa.

Vitor Martinez e Thiago Prado em excelentes atuações
Nas intepretações, destacam-se Carla Odorizzi (Marlene) e Rodrigo Naice (Ankito), mas principalmente Vitor Martinez (Oscarito) e Thiago Prado (Zé Trindade), todos pela qualidade dos meios mobilizados para alcançar o público e fazer jus à história. Não só na corporalidade, mas também nos aspectos musicais, esses intérpretes elevam as qualidades estéticas do espetáculo como um todo.

O belíssimo figurino de Beth Serpa
Dentre todos os aspectos de “Cine Atlântida”, os figurinos de Beth Serpa são destaque. Cena após cena, um vasto guarda-roupa faz as vezes de cenário, enchendo de cores o palco e fazendo evoluir a história. Fazendo ótima relação com a época retratada, a paleta de cores, texturas e estampas chamam a atenção pelo preciosismo técnico, demonstrando nobre pesquisa e vital colaboração.

Com ótima direção musical e arranjos de Guilherme Menezes, “Cine Atlântida! – Uma chanchada musical” é um dos melhores espetáculos em cartaz na programação teatral do Rio. Valeapeníssima assistir. Aplausos!

*

Ficha técnica:
Texto e direção: Rubens Lima Jr.
Cenários e figurinos: Beth Serpa
Operador de som: Paulo Pessoa
Operador de luz: Diego
Execução dos figurinos: Gigi Monteiro
Alfaiataria: Eliezer Gonçalves
Direção musical e arranjos: Guilherme Menezes
Músicos: Ayres D’Athayde (bateria), Francisco Nilson e Carlos Henrique (contrabaixo), Cláudio Ávila (piano), Bruno Marques (sax e flauta) e Guilherme Menezes (violão)
Elenco: Carla Odorizzi, Carlos Maia, Lucia Bianchini, Marcos Brandão, Rodrigo Naice, Rodrigo Serphan, Tatty Caldeira, Thiago Prado e Vitor Martinez
Produção geral: Carlos Alberto Serpa