terça-feira, 29 de março de 2016

O impecável (RJ)

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/criticateatral
Siga-nos no Instagram: @criticateatral

Foto: divulgação

Luiz Fernando Guimarães


Bom monólogo de Luiz Fernando Guimarães

“O impecável” é o monólogo interpretado por Luiz Fernando Guimarães que cumpriu temporada no verão 2015-2016 no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea. Atualmente fora de cartaz, a produção deve estar se organizando para alçar novos voos. Com texto de Charles Möeller e de Claudio Botelho e com direção de Marcus Alvisi, a comédia narra um sábado no Salão Impecável Beauty, na zona sul do Rio de Janeiro, onde funcionários e clientes conversam entre si e consigo próprios. Desafio vencido com muito esforço, o trabalho é uma boa oportunidade do público teatral de se reencontrar com esse jovem ator cuja célebre carreira completará na próxima primavera 42 anos.

Primeiro texto não musical de Möeller e Botelho
Em cena, dependendo apenas da ajuda de seu próprio corpo e voz, Luiz Fernando Guimarães interpreta oito personagens. O faxineiro evangélico Seu Francisco, o atendente Ednardo, a manicure (e prostituta) Chanderley, o cabelereiro heterossexual Guido, o hairstylist Serginho e a proprietária (e ex-miss) Eleonara trabalham (de alguma forma) no centro de beleza, envolvendo-se em certa medida com sua rotina. O psicólogo Dr. Ivan e o traficante Getúlio Vargas são clientes e, como tal, também participam do universo que bem pode ser metáfora para nossa sociedade.

O título aponta para o objetivo que une todos os personagens: estar impecável significa não apresentar defeitos. No entanto, há outra simbologia envolvida. Impecável também é um adjetivo que remete à incapacidade de pecar. Primeiro texto não-musical de Charles Möeller e de Claudio Botelho, a comédia parte de um panorama dos pecados capitais, lista que tem origem no século VI e que foi formalizada por São Tomás de Aquino no século XIII: luxúria, gula, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.

Em sua estrutura dramatúrgica, o texto evolui na alternância de focos entre os personagens. Nem todos eles surgem de modo claro, tampouco desaparecem justificadamente. Isso mantém de modo positivo o ritmo, impedindo a peça de ser previsível. O mesmo contexto, em contrapartida, mantém linear a narrativa de maneira que a constância é, em certa medida, prejudicial. Lá pelas tantas, percebe-se que é a habilidade do intérprete em oferecer sempre novas variações que sustenta a atenção durante a maior parte dos 110 minutos de espetáculo. Um desafio e tanto!

Luiz Fernando Guimarães merece aplausos
“O impecável” parte e se mantém no talento de Luiz Fernando Guimarães, já sem naturalmente a vitalidade de outrora mas ainda muito capaz de atender a tudo o que esse desafio lhe impõe. A direção de Marcos Alvisi, de modo salutar, parece ter oferecido as marcas necessárias para manter o espetáculo intacto sem barrar a participação do público com quem o ator inevitavelmente interage em alguns momentos. Com largos investimentos no cenário de Natália Lana, talvez aqui no seu melhor trabalho, e na interpretação de Guimarães, a peça esconde parte da concepção firme que propicia a leveza sem tirar da proposta o respeito. Em outras palavras, mesmo aquilo que parece ter sido simples provavelmente surgiu de reflexão eficaz dada a fluente articulação do todo em cena. A iluminação de Carlos Lafert, o figurino de Maria Diaz e a trilha sonora de Biltre e do diretor, discretos mas essenciais, entram nesse ponto da análise.

Com um humor um tanto conservador, sem vistas majoritariamente à reflexão, a peça fornece nobre momento de diversão. Ninguém poderá dizer que ele também não é um meio meritoso de transformar a sociedade. Luiz Fernando Guimarães merece aplausos.

*

Ficha Técnica:
Texto: Charles Möeller e Claudio Botelho
Direção: Marcus Alvisi
Cenário: Natália Lana
Figurino: Maria Diaz
Iluminação: Carlos Lafert
Trilha: Marcus Alvisi e Biltre
Designer Gráfico: Milton Menezes
Direção De Movimento: Sueli Guerra, Alessandro Brandão
Preparação Vocal: Rose Gonçalves
Assistente De Direção/Palco: Júlio Miranda
Assistente Luiz Fernando: Katia Jorgensen
Assistente De Figurino: Viviane Castelleoni
Operador De Som: Léo Magalhães
Operador De Luz: Juninho
Camareira: Maninha
Produtora Assistente: Paula Valente Fraga
Produção Executiva e Administração: Cristina Leite
Direção De Produção: Alessandra Reis
Realização: Brainstorming Entretenimento e Alessandra Reis 27 Produções Artísticas